Conheça a história de superação do atleta moçambicano Octávio

Conheça a história de superação do atleta moçambicano Octávio

- in Biografias, Curiosidades

Nascido numa zona humilde de Maputo, em Moçambique, Octávio foi enviado para Portugal ainda aos 10 de idade com o seu irmão para estudar, fugindo da nossa realidade difícil.

Seu pai tinha muitas dificuldades de arranjar trabalho, sendo obrigado a vender o seu negócio de melancia no mercado popular, sofrendo abusos por ser branco e europeu, não tendo condições para continuar no seu negócio.

Acabou sendo despedido do seu trabalho, marcas deixadas pela recente guerra colonial. Octávio vivia num anexo de uma casa de 4m/4m nos fundos. As suas condições deixavam a pobre família desesperada com aquela difícil realidade. Assim fora enviado pela sua própria mãe para casa de parentes para se alimentar, muitas vezes sendo recusado pelos mesmo, pois não tinham condições de ajudá-los.

Após isso acabou por ser enviado para uma dos piores bairros de Maputo (Chamanculo) para viver com a sua avó. Desde muito cedo conviveu com a violência das ruas, sendo instruído pela sua mãe a resolver todos os problemas com base na sua educação e proteção dos seus.

Tendo de se proteger desde muito cedo, por essas circunstâncias, aprendeu a se defender da dura realidade daquele lugar, que fora na altura um problema e um desafio, que atualmente torna-se o principal motivo de sua glória.

Octávio hoje é detentor de inúmeros títulos Europeus e mundiais. Com passagens pelo Brasil, Estados Unidos, Dubai, Alemanha e Espanha, O jiu jitsu e o boxe levaram o pequeno jovem aos grandes palcos do mundo, levando a bandeira de Moçambique consigo.

Actualmente, treinando em conjunto com grandes atletas do mundo do Boxe como Dillian
Whyte e treinadores como IQ Xavier Miller, Harold Shadow o treinador do lendário Lennox Lewis, que derrotou o grandioso Tyson, Octávio se prepara para as grandes oportunidades que vêm surgindo no mundo do boxe, sendo já apelidado de pequeno Tyson na Europa e USA.

Aproveitando essa boa fase, o atleta aposta na abertura da sua primeira franquia na Europa, HIT FIT localizado no Grande Porto, o qual será um dos maiores e mais especializados ginásios para lutadores e atletas de alta competição.

Sofrendo dificuldades em Portugal, viu-se obrigado a viver dentro do seu ginásio de jiu jitsu, que na altura não passava de 24m2. Como se tal não bastasse, o seu filho foi diagnosticado com câncer, levando o jovem atleta a quase desistir dos seus sonhos.

Sendo o boxe o seu maior foco para superar esta depressão mudando completamente a sua rotina e forma de viver. Tornando se uma nova motivação para realizar os seus sonhos pessoais e como atleta.

Cobiçado por inúmeros empresários, Octávio atualmente é apadrinhado pelo lutador Dillian Whyte, no qual conheceu o pequeno Tyson Moz num campo de treino em Vilamoura.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *