Carta aberta para Stv, assunto: “Concursos de Caça Talentos”- José Xpião

Antes de entrelinhar sobre o assunto que coloquei quero endereçar as minhas saudações para o Grupo Soico de forma geral, e em particular ao representante máximo da vossa organização, Daniel David.
Conheço a Stv desde 2004, mas fixei os meus olhos neste canal no ano seguinte, portanto, em 2005 altura da edição número 1 do “Fama Show”, hoje escrevo para reconhecer este trabalho que é desenvolvido na vossa catedral, Soico Televisão.
Notei que há uma sequência de programas virados a busca de novos artistas para a nossa pátria amada, isto é muito bom, afinal o país precisa de “continuadores” nas diversas áreas de actuação cultural e não só.
A minha felicidade é imensurável, esses concursos trouxeram e continuam a trazer bons resultados pois é possível apresentar figuras de sucesso que sairam das “mãos” da Stv, jovens que nos dias de hoje são referência nacional e até entraran no mercado internacional.
Lembro muito bem dos filhos da casa, Nelson Nhachungue/o, Valdemiro José, Lourena Nhate, todos eles “cubaias” do “Fama Show”. Abel Laste e Calisto Ferreira brilharam no ano (2006) consecutivo, sem esquecer dos que apareceram a seguir: Abuchamo Munhoto, Rui Michel, e Nuno Abdul, só para citar alguns exemplos.
Vários telentos pisaram no palco do “Show de Talentos” na música, dança, humor, entre outras categorias, havia jovens espetaculares, penso que valeu a pena ter existido aquele projecto, senão vejamos:
Calene (Actriz), Twenty Fingers, Cláudio Ismael e Matilde Conjo (Músicos).
A lista é longa, não só na dança, música e teatro, até porque tivemos “Tribo Júnior” em 2009 uma das rubricas era de “Olimpíadas Académicas (soletrações)” neste concurso descobrimos Yuran Martins Perreira que soletrava de forma audível e flexível, inteligência em alta, três anos depois partiu para EUA onde ficou 1 ano, regressou ao país com mais conhecimento onde terminou o segundo ciclo (2014) na Josina Machel-Maputo agora está dar sequência a sua história na Índia e pelo mundo fora como estudante de sucesso há 3 anos.
Recentemente foi o “desafio total” maternidade do Celso Notiço, este não passa despercebido na arena musical moçambicana com algumas portas abertas nos PALOP’s e CPLP.
“Mozkid e Turma Tudo Bom” crianças talentosas de dar ciúme até “inveja”, bem posicionadas mais que alguns artistas adultos vivem preocupados com a fama e por isso acabam fazendo “CV” coisas de vergonha, como explanaria Emerson Miranda.
Sem dúvidas que Stv é onde agente se vê, assiste talentos e não cria problemas de vista nem audição, canal que serve de ponte para se dar “passo maduro” nas várias áreas principalmente musical, assim diria Valter Tembe.
Aproveito felicitar pela mobilização e contratação dos apresentadores:
Dudas Aled, Yara da Silva, Valter Tembe, Carmén Manhiça Fulede, Liudmila Jeque, e Shayda BB, Miranda é vosso há mais de 8 anos, esta foi uma “granda bolada.”
A terminar, quero sugerir uma programação especial para verão do próximo ano (2019) um reencontro/encontro das figuras que fizeram parte desses concursos, uma espécie de “Talentos da Stv”, aqueles que passaram pelas dicas dos “caçadores”.
Obrigado pela atenção que quiseram me dispensar!