Carlos Reis reflecte sobre Craveirinha e Saramago

Carlos Reis reflecte sobre Craveirinha e Saramago

- in Eventos, Literatura, Notícias

“História como ficção e ficção como história” é o tema da conversa do ensaísta e professor português Carlos Reis com o jornalista, crítico literário e ensaísta José dos Remédios, integrada na série “Estórias não habituais”, um ciclo de conversas mensais organizado pela Fundação Fernando Leite Couto (FFLC) em parceria com o Camões – Centro Cultural Português em Maputo (CCP), a decorrer no dia 18 de Maio, às 18.00 horas, na FFLC.

De acordo com um comunicado de imprensa enviado à Moz Entretenimento, o professor Carlos Reis que é igualmente especialista em estudos sobre o escritor português José Saramago e comissário geral da celebração do seu centenário de nascimento que se celebra este ano, irá se debruçar sobre os pontos de diálogo entre o Nobel da Literatura 1998 com o poeta José Craveirinha, considerado o maior da poesia moçambicana.

O autor de “Karingana wa Karingana”, igualmente, secular, a semelhança do escritor de “O evangelho segundo Jesus Cristo”, tem um legado que transcende a literatura e a cultura moçambicana e lusa assim como a língua portuguesa, a quarta língua mais falada do mundo depois do mandarim, inglês e espanhol.

O conceito desta série é gerar conversas informais, fora do habitual, como o próprio nome sugere. A iniciativa terá uma duração de seis meses com eventos a se alternarem entre a FFLC e o CCP.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.