Carlos e Zaida Chongo: O casal de todos os tempos em Moçambique

Carlos e Zaida Chongo: O casal de todos os tempos em Moçambique

- in Música, Opinião

Por: Elves Abel Mucachua

A província de Gaza é conhecida por ser uma grande potência quando o assunto é agricultura, praias, e também é conhecida como a terra natalícia de Eduardo Mondlane, Samora Machel e Joaquim Chissano, esses nomes são um dos aspectos que a tornam em uma das províncias mais importantes do país.

Em termos da cultura, Gaza é riquíssima, pois é onde nasceram os artistas Wazimbo, Mr.bow, Xidiminguana, António Marcos e os outros que são emblemáticas na sociedade.

O falecido casal moçambicano Carlos e Zaida Chongo, natural de Gaza, foi uma das melhores duplas da história da música no país, embora tenham partido cedo, estes dois artistas foram sem sombra de dúvida os grandes representantes da cultura moçambicana na diáspora.

Considerados como os melhores da música ligeira em território nacional, Carlos e Zaida Chongo fizeram incalculáveis espectáculos na República Alemã e alguns países do mundo nos anos noventas. Os prémios ganhos pelo casal são incontáveis, pois ultrapassam a barreira dos dez prêmios, vencidos no território moçambicano e internacionalmente. O que quer dizer que, todos os álbuns que o casal gravava nos estúdio da Rádio Moçambique e em outras produtoras foram verdadeiros hits.

O casal arrastava multidões e o seu sucesso foi alcançado por fazer músicas com excelente mensagem, que retratavam o quotidiano e realidade vivida por muitas pessoas. Uma das músicas que actualmente marca o dia-a-adia dos problemas que assola a sociedade Moçambicana é a música intitulada “Drenagem“.

Esta música é uma crítica para as pessoas que engravidam e depois jogam os recém nascidos nos drenagens e contentores de lixo. Este problema ainda está longe de ter fim, pois a “cada dia”  tem havido casos de género.

As mensagens que eram relatadas nas músicas do casal, inspiraram e continua a inspirar a sociedade Moçambicana pela positiva. E porque os artistas morrem e as músicas ficam espalhadas nos discos e entre outros dispositivos, as músicas do Carlos e Zaida Chongo já tiveram várias homenagens e tributos dos artistas como Mr.bow, Liloca entre outros artistas.

Depois de alguns problemas conjugais, o casal decidiu separar-se e cada um seguiu a sua vida, e segundo algumas informações, a Zaida Chongo começou a seguir uma vida muito difícil pois consumia álcool demasiadamente, e chegou a ter a doença do século e veio a perder a vida, onde depois de algum tempo, o Carlos Chongo perdeu a vida, deixando os seus filhos, que actualmente são cantores.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *