“Canais televisivos já usaram Tio Paulo para impulsionar a audiência e agora caiu no esquecimento”- Jeremias Gotine 

“Canais televisivos já usaram Tio Paulo para impulsionar a audiência e agora caiu no esquecimento”- Jeremias Gotine 

- in Opinião

Por: Jeremias Gotine 

Desde a declaração do estado de emergência em Moçambique, em Março de 2020, devido ao novo Coronavírus, os apresentadores de televisão sentiram-se pressionados, uma vez que os cidadãos começaram a passar mais tempo em casa, vendo a TV, o que é óbvio.

Daí, as mídia moçambicana, principalmente os programas de televisão virados ao entretenimento, que carregam o papel da promoção da cultura, entraram em guerra de audiência, deixando de lado a promoção da boa música moçambicana e procurar “cantantes” para impulsionar audiência nas suas edições, como uma das formas de manter o nome na praça, visto que a concorrência também está rija.

Além de Irmão Mbalua (Culupado), Young C, Bad Maluco (Zumbilândia) entre outros vírus da música, que vêm ganhando notoriedade através das redes sociais, surgiu o Tio Paulo, marido da cantora Melancia de Moz, razão pela qual destacou-se facilmente aos olhos dos internautas e produtores de programas televisivos como a verdadeira arma para impulsionar audiência nas suas programações.

Dzanwanza” é o título da primeira e única música que o cidadão entrou em estúdio para gravar mesmo sem nenhuma veia artística, e como resultado saiu um produto podre que encaixa-se perfeitamente no seu próprio tema. Em cada espaço de antena que o cidadão ocupava, o engajamento era estrondoso, tanto que nos programas transmitidos em simultâneo com as redes sociais, como (Facebook e YouTube), Moçambique testemunhava um número de visualizações invejáveis em tempo real.

O cidadão chegou a revelar que estava com agenda cheia, ou seja foi lhe proporcionado a “Tour TV” intencional. No lugar de colocar um novo talento com músicas com qualidade, os canais televisivos apostaram em explorar “os 5 minutos fama” do auto intitulado “Jay Z de Moz”.

Apesar de tanta publicidade em tudo quanto televisão, Kota Paulo não ganhou nenhum reconhecimento como cantor, além de envergonhar os seus próximos, até porque a sua música servia como meme para alegrar os telespectadores e como a piada não tem mais graça, quando repetida, Tio Paulo caiu no esquecimento e hoje ninguém procura saber dele, visto que de bom artista ele é um zero a esquerda.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *