Camões acolhe o lançamento do livro “Literatura Moçambicana- Trajectórias de Leitura”

Camões acolhe o lançamento do livro “Literatura Moçambicana- Trajectórias de Leitura”

- in Eventos, Literatura

Amanhã, 2 de Junho de 2022, será lançado o livro intitulado “Literatura Moçambicana- Trajectórias de Leitura” , no Camões – Centro Cultural Português em Maputo. Organizada por Almiro Lobo e Teresa Manjate, esta obra será apresentada publicamente, pela Prof. Doutora Conceição Siopa.

Segundo uma nota publicada no website do Camões – Centro Cultural Português, esta obra é uma coletânea reúne textos sobre Literatura Moçambicana, sobre autores e obras moçambicanas produzidos por docentes da secção de Literatura da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane, na simples condição de leitores “convidados” pelos escritores (prefácios, textos de apresentação em cerimónias de lançamentos) ou impelidos por circunstâncias decorrentes do seu quotidiano de trabalho (comunicações apresentadas em Colóquios, Seminários, Conferências, Congressos, Trabalhos de Culminação de Cursos, Reflexões, etc) .

O Camões escreve ainda que os textos foram reunidos com a simples intenção de juntar e partilhar olhares que se projetam, esboços de reflexões e caminhos que cada um procurou trilhar na relação que estabeleceu com uma obra particular, com um determinado autor ou com um tema concreto. Não pretendem ser doutrinários, nem paradigmáticos. São “Trajectórias” no sentido imediato da palavra: percursos que a agenda do leitor engendrou em cada momento.

Nos autores da obra estão Albino Macuácua, Aurélio Cuna, Elídio Nhamona, Gilberto Matusse, José Camilo Manusse, Lucílio Manjate, Lurdes Rodrigues e Osvaldo das Neves.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.