Por: Killo Bizzo
Salvador Pedro Maiaze é o seu nome de registo, mas escolheu ser tratado como Mr. Bow, King Bow ou Bowito. Nascido no ano 1982, na localidade de Chilumbele, no distrito de Manjacaze, província de Gaza, a sua carreira iniciou em 2001, com 19 anos de idade, quando lançou o seu primeiro álbum intitulado “Meu Sonho”, depois de ter começado a viver em Maputo.
Impulsionado por um dos maiores e melhores produtores do mercado, Mr. Dino, e pelo conceituado cantor Tabasily, ambos moçambicanos, os seus primeiros sucessos musicais foram “Txova Xitaduma”, “Cota de Família”, “Anahagwenti”, “Nitati dlhaya”, tendo sido produzidos nos rítmos originalmente moçambicanos, isto é, “Marrabenta” e “Pandza”. Nos tempos actuais, ouvem-se músicas como “Tsovani Minengue”, “Não me Arranja Problemas”, “Awuna Stress”, “Mbilo ya Mina hi Happy”, que o fazem celebrar inúmeros contratos com grandes empresas.
No Ngoma Moçambique organizado anualmente, pela Rádio Moçambique, King Bow é considerado o artista mais premiado na história daquele concurso de parada musical, com seis (6) troféus arrecadados.
Uma das várias curiosidades dos seus fãs, admiradores e simpatizantes é saber qual é o seu caché. Na voz do ex-integrante da label Bowito Music, Mabermuda, Mr Bow cobra duzentos mil meticais (200,000,00), por cada show que faz, mostrando assim a sua grandeza num universo que a maior parte dos seus colegas ganham, na máxima hipótese, sessenta mil meticais (60,000,00), de acordo com o apresentador moçambicano, Puto Aires.
Facebook Comments