Biografia de Mr.Kuka

Biografia de Mr.Kuka

- in Biografias

Rogério Dinis Cuco, mais conhecido por Mr.Kuka, nasceu em Maputo a 26 de fevereiro de 1988. O seu interesse pela música começou no início de 2000 por influência de amigos e familiares. Em 2005, juntou-se ao movimento hip-hop criando o grupo 717 em parceria com Big Paul e Chury, que tinha como produtor DJ Ardiles, parceiro de Kuka, até aos dias de hoje.

Em 2007, Mr Kuka faz as primeiras actuações com os 717. Dos várias show’s, o destaque para os espectáculos organizados pelo histórico programa da Rádio Cidade–Matolinhas–no Município da Matola. Aliás, foi no referido programa de rádio que Mr Kuka participu no Top Matolinhas, chengando a ocupar algumas posições de destaque no mesmo. Nessa época, Kuka sente a necessidade de encarar a música de forma mais séria.

A convite de DJ Ardiles, começa a fazer Pandza, género musical ainda em formação na altura:

O DJ Ardiles descobriu o meu talento no rap e concluiu que podia capitalizá-lo no Pandza” diz o cantor.

Ainda em 2007, Mr.Kuka aparece já como artista de Pandza com o hit “Birinka Mal” e para confirmar a presença no cenário musical, em 2008, lança “Ao Teu Gosto” com a participação do DJ Ardiles.

A primeira grande aparição de Mr Kuka deu-se em 2010 no espectáculo “Só Moçambique, Só Nós”. Mal podia imaginar que estava perante uma porta de oportunidades, pelo que seguiram-se outros grandes concertos, como sejam: o primeiro Festival do Pandza, Festival UMOJA, entre outros.

Em termos de prémios, Mr.Kuka ganhou “Melhor Pandza” no Mozambique Music Awards em 2013 com o sucesso “Eu Também”, um dos mais populares do autor.

O primeiro trabalho descográfico de Mr Kuka foi lançado em setembro de 2013 e intitula-se “Va Le hi ma Corda Vocal”. Para justicar o título do CD, o artista afirma:

as pessoas gostam do que faço com a minha voz”.

Em 2014, DJ Ardiles e Mr. Kuka lançaram o CD intitulado “Disco do Povo”, que foi um verdadeiro sucesso.

Mr.Kuka é membro da RDP – República do Pandza – composta por Dj Ardiles, Dj júnior e DH.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *