Big Box(ss) Show Vai Se Reinventar?

Big Box(ss) Show Vai Se Reinventar?

- in Opinião, Televisão
0

O programa apresentado pelo senhor “Coiso”, “Primo de 50 Cent”, Big Barão Boss ou seja o Apresentador Nacional de calíbre internacional Emersom Miranda, encerra nesta semana as suas rubricas, dentre várias, a minha abordagem centrar-se-á para “factos da semana” sim aquela que passa(va) ás quintas, aliás, num dia como este!

A escolha da rubrica que mencionei deve-se ao facto desta ter sido a mais “polémica” e comentada nas redes sociais, ruas, mercados, lojas, paragens, dumbaneng’s, escolas primárias, secundárias, superiores, etc.
Durante esta temporada tive passagens nos maiores centros urbanos do país e não só, constatei que públicos de diversos seguimentos estavam atentos as cenas do programa em especial “factos da semana”, cada um fazia o seu julgamento.

Acompanhei a primeira edição da rubrica, no ano transato (2017) acolhi com agrado, mais ainda porque foram apresentadas figuras que eu já conhecia, a charmosa (entenda-se gostosa) e sem papas na língua Professora Iva, o rematador social das redes sociais Becax, o macaco velho (Altino Mandlaze) que vinha lá dos tempos do Tio Ildo e o “Dj Beat Keepa” grande quadro da ex e talvez futura Track Record ( o maior projecto musical) dos anos 2000 no país, na minha opinião.

Cada painelista tinha o TPC de olhar para os acontecimentos do cotidianos e a cada quinta levar a ribalta para ser debatido, antes discutia-se em jeito de roda pé num grupo do Whatsapp em que Barrão, os comentadores e o produtor do Programa Apollo Tomicene, fazem parte!

Uma rubrica bem acertada, comentadores top’s de gama, mas por vezes frustrada pela precipitação de alguns que não tinham paciência de esperar os outros terminarem de falar.

Uma nova forma de debater assuntos sociais a partir de um programa de entretenimento, quem não gramava do humor do Becax!? Esse que falava verdades em tom de brincadeiras, deixava o auditório a rachar, belo casamento com a Professora Iva, muitas vezes concordavam nas ideias.

BK com suas abordagens académicas, sereno e calmo, do outro lado, o “comparsa” do Tio Ildo (Altino) chutava remates de fogo, frutos de muita investigação, entrava em choque com os colegas quando lhe cortavam a palavra, aliás, chorava maning.

Passaram muitas edições, o civismo começou a distanciar-se daqueles citadinos parece que não mais estavam preparados parar viver na “táwen”, as discussões perderam sentido, o cenário virou papo de comadres, assim relatavam alguns telespectadores.

Bom, durante o percurso houve momentos altos e baixos, Altino deixa de fazer parte do programa, na sequência Giszymar (Cantora e Jurista) entrou na equipa, um pouco acanhada, no rolar dos dias percebeu a cultura e comunicação organizacional, soltou-se!

A ideia de 4 “factos” por semana não deu jeito para a qualidade de debate pois levava-se muito tempo a discutir em torno de um tema e os outros ficavam na berlinda ou eram despachados porque o tempo não perdoava.

Fiz algumas visitas ao programa, assísti ao vivo e a cores no estúdio, a partir daí fiz uma leitura no olhar de cada um, os olhos falam, contradizem as palavras, aliás, como afirma Pietroforte na sua obra Semiótica Visual os percursos do olhar “num debate procure olhar nos olhos e gestos daqueles que argumentam, a essência da mensagem está lá”. E o significado que tirei na face daqueles comentadores é que gostam de ser esperados para terminar de falar mas eles não gostam de esperar os outros.

Apesar de alguns tropeços causados pelo cansaço o que é normal, penso que a missão foi cumprida, a título de exemplo, na semana passada foi uma senhora na recepção do grupo Soico a procura de BK e lhe mandaram esperar pois não havia chegado ainda, coincidiu enquanto eu estava lá, puxou conversa, pelo que segredou-me: “tenho um assunto estou a espera daquele dj do factos da semana, nunca consigo dizer bem o nome dele”. Ajudei-a soletrando, pronunciando o nome dele, a visitante sorriu alegremente! Provavelmente volte a rubrica na próxima temporada, em Agosto próximo.

A terminar, quero congratular a toda equipa do Programa inclusive aos painelistas. Boas férias, fumem muito café e vos quero na próxima etapa. No dia em que alguém agradar a todos, certamente que será o fim do mundo!

Aqui no mato esse tempo de frio juntamo-nos a volta de uma fogueira e começamos a cantar, assim hoje há acústico e aí na cidade qual é a posição do Real Madrid no mundial?!

Abraços!

Por: José Carlos Maria Xpião

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

“Procedimentos para participar na Cadeira Do Boss”- Calíbre 27

Compreender os contornos da presença do Dj Dilson