A música “País do Pandza” do rapper Slim Nigga foi um verdadeiro hit em todo território nacional, pelo facto de retratar aquilo que era a realidade da música moçambicana naquela época em que esta música foi lançada, 2012.
Já lá se vão 8 anos, e muita coisa mudou, mas parece que esta música continua sendo um verdadeiro espelho daquilo que acontece no nosso país até agora! Para elucidar bem o que estou a falar, seleccionei alguns versos ou algumas “barras”, que eu acho que fazem sentido nos dias de hoje. Vamos a isso nem?
Ways
“Todo mundo canta, ta na moda néh??
Mais isso não basta tens que ser brow do Fred
E por falta de ways tu já não vais além“
Fred é só um exemplo, a verdade é que para bater tens que ser amigo de alguém que seja influente na media! Apresentador, locutor, e agora blogueiros também, sem isso, apenas você, sua família e seus amigos é que vão escutar a sua música.
Aderência Nos Shows
“E os nossos shows,o povo pouco vai
E o caché dos artistas nem da pra cerelac
E o estrangeiro cá tem cachés Kota
E o show fica tipo já chegou a hora da ponta”
Sim, é verdade! Os shows dos estrangeiros continuam tendo maior aderência em relação ao shows dos artistas nacionais! Esta é a triste realidade!
Artistas Fazem Tudo
“…Aqui os artistas cantam, fazem os próprios vídeos
Fazem os próprios beats, isso não é egoísmo???
E quando o resultado é uma nota preta?
Dia Seguinte, dizem que ele Khendlha.“
Infelizmente ainda continuamos com o centralismo das acções, o artista é um “faz tudo”, e quando o trabalho começa a dar resultados “dizem que ele Khendlha“, eu queria dar um exemplo claro disso, mas deixo na sua responsabilidade.
Compra De Cds e Pirataria
“Everiday, fans pedem Cds
Mais no dia da venda?? Eles Cadê??
E o governo pouco faz aqui na Pátria Amada
Pirataria toma conta do País do Pandza“
Não podemos tapar o sol pela peneira, sabemos que os fãs não compram os cds dos seus ídolos, e por isso a sessão de vendas sempre “fica as moscas”! Quanto a pirataria, tenho não tenho nada a dizer!
Se esqueci de mencionar algo, peço que acrescente nos comentários, eu destaquei aquilo que na minha opinião ainda faz sentido nos dias de hoje.
Facebook Comments