Banda Rockfeller’s perde um dos seus membros fundadores: Ivan Velhanos

Banda Rockfeller’s perde um dos seus membros fundadores: Ivan Velhanos

- in Notícias

Rockfeller’s

Evangelos Velhanos, carinhosamente conhecido por “Ivan”, membro fundador, baixista e líder da banda moçambicana de rock, “Rockfeller’s”, perdeu a vida na madrugada desta terça-feira, 27 de julho, em Maputo, vítima de complicações derivadas da COVID-19, de acordo com o comunicado de imprensa enviado ao Moz Entretenimento.

Em vida, Ivan juntamente com alguns colegas nomeadamente Marco Ribeiro e Victor Ribeiro foi o co-fundador da banda de rock “Inéditos”, que mais tarde mudou para Rockfeller’s. Ivan foi um dos poucos membros constantes da banda desde a sua criação que ao longo dos anos contou com diferentes elementos (Xavier Machiana, Paulo Wilson, Bruno Akani, Zé Pesqueira entre outros), sendo que estava em curso um processo de restruturação que viria a culminar com mais um trabalho discográfico da banda.

De lembrar que Rockfeller ́s foi a primeira banda de rock moçambicana que se notabilizou no cenário mainstream moçambicano, com 2 álbuns gravados e responsáveis por temas considerados hinos da sua geração.

Os Rockfeller’s receberam vários prémios e actuaram em mais de 500 espetáculos em estádios de futebol, arenas e espaços ao ar livre para audiências com mais de 10.000 pessoas em todo país (dividindo palco com artitas como UB40, Martinho da Vila, Max Gazze, Lucky Dube, Hugh Masekela, Oliver Mtukuzi, Kassav, Bayete, Xutos e Pontapés, Sergio Godinho, Os Travessos, Tito Paris, Mafikizolo, Bongo Mafin, Danielle Silvestri, Filipe Mukenga, Tiazinha, Kapa Dech, Awilo Longoba, Splash, Gil Semedo, Irmãos Verdade, Oliver Ngoma, Stewart Sukuma, Banda Kakana, Suzana Lubrano, Mandoza, Ghorwane, Wazimbo, Mingas e muitos outros), sendo considerada uma das bandas musicais mais influentes e incontornáveis no panorama da música moderna moçambicana.

“Ivan Velhanos” deixa 3 filhos e um legado artístico significativo e incontestável no panorama da música rock em Moçambique.

Para além da sua vertente musical, “Ivan Velhanos” tinha uma formação em direito e dedicava-se ao empreendedorismo e inovação estando nos últimos meses da sua vida a investir no estabelecimento de uma marca de produtos orgânicos de produção local.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *