Bairro da Mafalala acolhe a 13ª edição do Festival Mafalala

Bairro da Mafalala acolhe a 13ª edição do Festival Mafalala

- in Eventos, Notícias

Entre os dias 03 e 06 de Novembro, o bairro da Mafalala, na cidade de Maputo, irá acolher a 13ª Edição do Festival Mafalala, um evento multidisciplinar, que leva ao público uma programação diversificada com seminários, workshops, concertos e exposições, assim como celebra o centenário do poeta-mor José Craveirinha (1922 – 2003), poeta da Mafalala e herói nacional. 

De acordo com o comunicado de imprensa enviado à Moz Entretenimento, o festival vai decorrer sob o lema “Migrações, Diáspora e Memória”, uma abordagem que representa em grande medida a essência do bairro da Mafalala. E por esta razão, o Museu da Mafalala acolhe uma residência artística que se debruça sobre a mesma temática a partir do som como factor de memória, seguindo a carreira e a vida de Fany Mpfumo, um migrante, músico, cuja obra continua viva e relevante na arte e nos outros domínios quer sociais ou políticos.

Os resultados dessa residência artística serão demonstrados ao longo do festival, com uma instalação e concerto propostos pelos participantes da mesma, nomeadamente, Lerato Lichaba (África do Sul) e Fu da Siderurgia (Moçambique).

Está igualmente agendada a actuação da banda sul-africana Urban Village, uma presença que reforça a abordagem curatorial da 13ª Edição do Festival Mafalala, pois trata-se de um agrupamento que busca na música uma forma de conexão entre o passado, presente e futuro a partir de diversos espaços geográficos do continente africano.

O Brasil é um outro país convidado para a presente edição do festival, constitui pretexto para uma discussão sobre afrodescendência e todo debate sobre a influência da África naquele território da América latina.

Por outro, os seminários integrados no festival, propõem e procuram desenvolver encontros que reflitam sobre o papel da arte na promoção de uma maior consciência de cidadania na comunidade e nos artistas. 

Importa realçar que a 13ª Edição do Festival Mafalala tem como parceiros a União Europeia, o Programa de Apoio a Actores não Estatais (PAANE), o Município de Maputo e a Organização Britânica Inspiration Incubator.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *