Assunto plágio: Mavundja diz que os moçambicanos adaptam-se facilmente a cultura dos outros países

Assunto plágio: Mavundja diz que os moçambicanos adaptam-se facilmente a cultura dos outros países

- in Notícias

O cantor moçambicano, Mavundja, comentou sobre o assunto de plágio que tem tido muito destaque nas redes sociais ultimamente, devido ao que Denny Og falou durante uma edição do programa de Fred Jossias, que relaciona os fazedores de Kizomba a plágio, visto que este estilo musical não é de origem moçambicana.

Moçambique é uma utopia, pois nós mal conhecemos a nossa cultura, somos um povo que facilmente se deixa influenciar pela cultura, moda, gastronomia dos outros, etc. Aliás, o nosso próprio sistema político foi inventado pelo ocidente e nós simplesmente copiamos, não seria diferente na música.” escreveu Mavundja numa publicação do Moz Entretenimento no Facebook.

No mesmo depoimento, o cantor acrescentou:
Para fazermos música daqui precisamos saber quem somos, primeiramente conhecermos os nossos ritmos nacionais, para a partir deles desenvolvermos novas tendências, darmos um toque jovem e exportarmos, à semelhança dos nigerianos, tanzanianos, congoleses, etc.

O seu raciocínio foi mais além e disse também que:
O artista é livre de abraçar o género que quiser, desde que o faça bem, o pandza vinha bem mas caiu na monotonia, não havia outra alternativa senão deixar cair os seus fazedores.

Mavundja terminou dizendo que a frustração de Denny Og e outros provém da culpa que carregam, pois não souberam inovar e transmitir para as gerações vindouras, achavam que seriam donos da audiência para sempre, acontece que o mundo é dinâmico.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *