Artistas moçambicanos, Justino Cardoso e Renata Sadimba, recebem títulos de Doutores Honoris Causa pela Unirovuma

Artistas moçambicanos, Justino Cardoso e Renata Sadimba, recebem títulos de Doutores Honoris Causa pela Unirovuma

- in Notícias

Ontem, 25 de Novembro de 2021, realizou-se a inauguração do Centro Cultural da Universidade Rovuma, na cidade de Nampula, que foi acompanhada pela cerimónia de graduação de mestrados.

Na mesma ocasião, foi feita uma homenagem aos artistas moçambicanos, Justino Cardoso e Renata Sadimba, com os títulos de Doutores Honoris Causa pelas artes gráficas.

O Presidente da República, Filipe Nyusi, esteve no evento e falou sobre as distinções, assim como enalteceu a Unirovuma pela iniciativa:

Não tínhamos a dimensão que aqui foi descrita dos nossos compatriotas. Aliás, nós também, como Governo, já reconhecemos, fizemos homenagens, por causa disso, condecorámos esses irmãos. Assim, saudamos e reconhecemos em nome do povo moçambicano a Unirovuma pela decisão sábia de galardoar os dois artistas e através deste evento reconhecemos os seus feitos extraordinários e excepcionais que servirão como inspiração para os jovens, dentro e fora da academia.”

Segundo o jornal “O País”, os doutores honoris causa ficaram muito felizes por somarem estes títulos pela segunda vez, mas, desta vez, com sabor diferente, porque cada um saiu com 240 mil meticais em dinheiro, doado por instituições nacionais.

Estou a ter muita surpresa neste sentido. Surpresa porque existe uma valorização constante dos meus trabalhos”, manifestou-se Justino Cardoso, homem do distrito de Namapa que, ao longo de décadas de carreira, escreveu perto de 20 livros de banda desenhada, contando a história do país e todos foram publicados no estrangeiro, porque sente que a nível interno não era compreendido.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *