A classe artística reclama muito do Ministério da Cultura e Turismo dizendo que esta instituição pública não zela devidamente pelos seus direitos e isso tem gerado debate em vários fóruns. Devido a sua alta compreensão sobre a cultura, em especial a música moçambicana, a Moz Entretenimento conversou, recentemente, com Altino Mandlaze sobre esta instituição e o articulista cultural deu a sua visão em relação a mesma.
Para começar, o Altino deixou claro que faz parte do grupo de pessoas que diz que o Ministério da Cultura e Turismo não desempenha bem o seu papel e, por sua vez, a Moz Entretenimento fez uma pergunta provocatória para saber qual é a pessoa que ele acha que poderia desempenhar bem o cargo e fazer a diferença. Sem hesitar, Altino disse que a pessoa perfeita ao cargo era Adelson Mourinho, mais conhecido por Bang, que, infelizmente, já perdeu a vida, ou o empresário Dinho Puro, da Sétimo Nível.
“Se fosse para escolher uma pessoa para colocar como Ministro da Cultura seria Bang Mourinho…infelizmente, não tenho este poder e, infelizmente, ele morreu…porque é uma pessoa que entendia de business da cultura…Colocaria o Dinho, da Sétimo Nível, também é uma pessoa que entende de cultura, pode não estar a fazer muito agora, porque também tem outras coisas, mas se lhe confiares a pasta, eu acho que faria muito bem.” disse Altino.
Por outro lado, Altino disse que a actual Ministra da Cultura e Turismo, Etelvina Materula, entende de música mais que muita gente, tanto que ela faz o Xiquitsi, mas não de cultura.
“Estaria a mentir se dissesse que ela entende de cultura, porque se realmente entendesse estaria a fazer muita coisa, muita coisa teria mudado” afirmou o articulista dizendo ainda que é o mesmo que aconteceu quando se colocou Silva Dunduro no cargo e criou-se muitas expectativas, mas não houve grandes mudanças.
Veja as declarações do Altino Mandlaze a seguir:
Facebook Comments