Água: a nova individual de Mário Macilau

Água: a nova individual de Mário Macilau

- in Notícias

Mário Macilau tem um novo projecto para exposição. Água é o título de uma individual de fotografia que contém 22 peças e que, eventualmente, será inaugurada no dia 25 deste mês, no Camões – Centro Cultural Português, em Maputo.

As fotografias que integram a individual de Mário Macilau foram feitas em Nampula, Zambézia, Sofala e Maputo, há três anos. Esse foi o tempo necessário para que o projecto, na óptica do fotógrafo, amadurecesse. Assim, a inauguração da mostra irá coincidir com as celebrações do Dia Mundial da Água, que se assinala a 22 de Março.  

Através da sua nova exposição, Mário Macilau pretende continuar a intervir nas questões atinentes à sociedade moçambicana, e, dessa forma, mostrar a realidade que se vive em algumas zonas do país, afectadas com a crise de água. Desta maneira, o fotógrafo quer que se note como a falta de água tem contribuído para desacelerar o desenvolvimento humano e social.

“Normalmente, nós vivemos numa zona de conforto. Então, a preparação desta exposição mostrou-me que fora da nossa zona de conforto existem pessoas que vivem em piores condições do que nós. Por exemplo, temos em Moçambique pessoas que disputam água com animais”, lembrou Macilau, adiantando que, além da individual em Maputo, com o mesmo tema, irá inaugurar mais uma na Universidade Católica de Lisboa, em Portugal, onde também vai dirigir uma pequena conferência no início do próximo mês.

Em Maputo, Água estará exposta no Camões por um mês. Durante esse período, Mário Macilau gostaria que os visitantes percebessem, por via das fotos, que os problemas africanos não são apenas políticos ou relacionados a conflitos. “Por mais que resolvemos os nossos conflitos, por exemplo, em Cabo Delgado, sem água potável os problemas sociais vão prevalecer”.

A nova individual de Mário Macilau terá um texto de João Paulo Borges Coelho. Exposição individual de fotografia será inaugurada este mês, no Camões – Centro Cultural Português, na cidade de Maputo.

Fonte: Opais

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *