Abertas as candidaturas para a oficina literária “OS OLHOS DESLUMBRADOS”

Abertas as candidaturas para a oficina literária “OS OLHOS DESLUMBRADOS”

- in Eventos, Literatura, Notícias

Hoje, 1 de agosto, a Fundação Fernando Leite Couto (FFLC) abriu uma chamada de candidaturas para submissão de propostas à oficina literária denominada “OS OLHOS DESLUMBRADOS”. “Uma Noite no Museu” é o tema escolhido para terceira edição, dedicado ao conto e crónica.

Segundo o comunicado de imprensa enviado à redacção da Moz Entretenimento, esta oficina que tem como palavras-chave: História, Acção e Memória, está integrada no Festival Gala-gala, organizado pelo colectivo de Centros Culturais Franco-Moçambicano, Moçambicano-Alemão, Brasil-Moçambique/Instituto Guimarães Rosa, Camões, Museu Mafalala, 16 Neto, Associação Kulungwana, Fundação Fernando Leite Couto e a Embaixada da Espanha, que será realizado nos dias 12 a 18 de Setembro de 2022

Os interessados em participar nesta oficina devem enviar um texto inédito, com 5 páginas no máximo, em folha A4, contendo 220 caracteres por página, em fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5. Sendo que cada texto deve apresentar, antes do título, o tema da presente edição da Oficina de Ficção Narrativa. 

A submissão de propostas decorre de 11 a 22 de Agosto corrente, através do correio electrónico ler@fflc.org.mz

Na sequência, os monitores da presente edição, nomeadamente, o editor e coordenador da actividade Celso Muianga, o poeta e ensaísta Léo Cote e a romancista Virgília Ferrão, irão avaliar e selecionar as propostas que respondem aos critérios para a posterior fazer um trabalho de oficina com os finalistas de elevado potencial.

Sempre sob coordenação de Celso Muianga, no ano passado, o tema foi “Mercados”, tendo como monitores a editora e tradutora Sandra Tamele e o escritor, ensaísta e editor Marcelo Panguana. E em 2020, quando a sugestão era “Património”, coube, além do coordenador, a pesquisadora Sara Jona e a leitora do Camões Centro Cultural Portugues Conceição Siopa, a orientar os candidatos. 

O resultado desta oficina será apresentado em forma de livro digital, disponível na plataforma Issuu, como nas edições anteriores.    

Os objectivos desta oficina é desenvolver a arte da escrita através da exploração de materiais linguísticos como veículos de expressão de pensamentos e ideias e proporcionar instrumentos de desenvolvimento da observação, da imaginação e espírito crítico.

Com efeito, a FFLC desafia aos jovens e novos e autores a criarem textos em prosa de ficção narrativa e a contarem estórias de personagens, eventos, sobre o que lhes deslumbra numa “Noite passada num Museu”, um museu real ou imaginário. 

Os proponentes deverão criar um enredo que se desenrola num museu de noite ao seu critério, que pode ser um já existente ou mesmo criado no seu imaginário. Os autores aprovados pelo júri.   

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.