“A Marrabenta depende da nova geração para não desaparecer”- Elves Mucachua

“A Marrabenta depende da nova geração para não desaparecer”- Elves Mucachua

Por: Elves Abel Mucachua

É sabido por todos que maior parte dos moçambicanos apreciam mais o que vem de fora, num exemplo popular, posso dizer que ao invés de apreciar a sua própria esposa prefere elogiar e apreciar a esposa do vizinho, e este cenário é sem sombra de dúvida o espelho daquilo que acontece com os moçambicanos.

Voltando ao assunto, a Marrabenta é um estilo cem por cento moçambicano e obviamente que é considerado “nosso filho”, como diz Dj Ardiles. Mas o que tem sido visto actualmente é que o estilo já não tem aquele peso que tinha, porque os pioneiros deste genérico musical já estão numa idade mais avançada e já não tem força para dar continuidade.

Xidiminguane, António Marcos, Dilon Dji-Dji, José Mucavele e outros, que lutavam incansavelmente para o não desaparecimento da Marrabenta, já não tem energias suficientes, com isso a única esperança que temos são os artistas da nova geração ou os novos talentos. Eles sim devem resgatar a nossa Marrabenta, a nossa cultura, mas para isso acontecer é preciso que deixem de explorar ritmos que não carregam nenhum valor cultural aos moçambicanos e é preciso que também procurem beber da experiência dos mais velhos, a dita “Velha Guarda”.

Falando dos estilos que não nos represetam como moçambicanos, parece algo impossível, mas é visível que os géneros musicais de outros países são os mais valorizados pelo povo moçambicano, podemos ver isso nas nossas instalações televisivas, onde é complicado ver uma categoria “Top Marrabenta“, mas os Tops de fora estão a desfilar em classe, até existe canais que fazem programas que tiram 100% músicas internacionais.

Para finalizar, os pilares da Marrabenta devem ensinar os novos talentos a fazer Marrabenta e para que possa ser duradoura é necessário que seja feita com boa mensagem, conforme fizeram os Xidiminguanes.

Já que todos estão obcecados por estilos de fora, será que vai ser possível os novos talentos apostarem na Marrabenta como, Justino Ubakka, Mr.Bow e Neyma?

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *