11ª Edição do Festival Mafalala celebra património, subúrbio e museologia

11ª Edição do Festival Mafalala celebra património, subúrbio e museologia

- in Eventos, Notícias

A Associação IVERCA | Turismo, Cultura e Meio Ambiente, realiza de 02 ao 04 de Novembro, com o alto patrocínio da União Europeia em Moçambique e OTHAMA – Plataforma de Artes e Cultura de Moçambique, a 11ª Edição do Festival Mafalala.

Inspirando-se no enorme legado artístico e cultural deste bairro histórico da cidade de Maputo. O Festival Mafalala decorre em paralelo com a construção do Museu Comunitário da Mafalala (abertura prevista para o 1º trimestre de 2019). Sendo uma antevisão da curadoria deste importante equipamento cultural para o bairro e para a capital do país.

Segundo o comunicado de imprensa enviado ao Moz Entretenimento, a programação desta edição do Festival Mafalala pauta por uma série de concertos multidisciplinares de música, poesia e teatro, com o intuito de trazer a debate a valorização do património cultural, a redefinição dos espaços urbanos e a construção duma narrativa urbana assente na memória e nas migrações que caracterizaram os 136 anos de elevação de Maputo a categoria de cidade.

Esta apresenta-se como uma oportunidade de convergir com outras culturas e um manancial de hábitos e costumes de todo o país. Importa igualmente referir a preocupação em criar bases de intercâmbio e trocas com artistas de outros quadrantes com particular enfoque para os países da região.

O Festival Mafalalala apresenta um rico espaço de música feita localmente por músicos bastante talentosos, como: Unsi Mafalala, Banda Khale e Nery Pires. O teatro e a música juntam-se para um espectáculo que também abre-se para a dança com a presença dos grupos Tufo da Mafalala e Machaka. Num casamento perfeito entre o tradicional e o moderno.

Este ano o Festival Mafalala abre-se, uma vez mais, ao mundo. Temos o grande prazer de apresentar nos nossos palcos a sensacional actriz sul-africana, Zanele Siko e a poeta Ntsiki Mazwai  sensações no circuito da dramaturgia e spoken word, ao nível da África do Sul.

Neste sentido, a Escola Primária Unidade 23 é o palco escolhido para uma actividade virada para as crianças no âmbito do projecto de musicoterapia e as actividades da biblioteca comunitária aí implantada e gerida pela IVERCA.

Lembrar que o festival Mafalala é uma acção inserida no programa de desenvolvimento comunitário do bairro Mafalala gerido pela IVERCA e contempla entre outros o Mafalala Walking Tour, Museu Comunitário da Mafalala e Biblioteca Comunitária da Mafalala.

About the author

Sou um blogger, louco por assuntos criativos, fundador do Moz Entretenimento, e estudante de Publicidade & Marketing na Escola Superior de Jornalismo.

Related Posts

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *