Xitiku ni Mbawula prepara o lançamento do seu primeiro CD intitulado “A kaya”

Xitiku ni Mbawula prepara o lançamento do seu primeiro CD intitulado “A kaya”

- in Notícias
0

O grupo moçambicano Xitiku ni Mbawula (composto por DingZwayu e S’Gee) está preparar o lançamento do seu primeiro trabalho discográfico intitulado “A kaya” que será lançado no próximo mês de Outubro.

O CD está sendo produzido pela GM Records e terá 19 faixas musicais que retratam assuntos relacionados com a sociedade no geral, estas músicas contam com participações de alguns artistas renomados da praça.

Em contacto com o Moz Entretenimento, o manager do grupo revelou que a expectativa quanto ao lançamento deste álbum é maior porque o público já estava a espera deste álbum há muito tempo.

Quanto a escolha do nome “A kaya”, o manager justificou-se dizendo que a escolha devou-se a diversos factores a saber:

Primeiro porque nós somos de casa, segundo porque as nossas músicas são interpretadas com recurso as línguas nacionais, neste caso as línguas de casa, na sua maioria nas familias suburbanas, fora das grandes cidades (xirhonga = ronga e xicopi, le’-se “xitxopi = chope).” revelou o manager dizendo ainda que “A KaYa porque com a nossa forma de estar no rap sentimo-nos em casa, sem querer pôr em causa os outros que o fazem com recurso as outras línguas. “A KaYa” não apenas no sentido de “casa”, claro que tudo começa daí transpondo-se a outros âmbitos, zona, localidade, distrito, província, até ao país onde a maior parte das pessoas são falantes das línguas nacionais, as línguas de casa.” – justificou o manager.

Para além das razões acima citadas, vale ressaltar que o rap alternativo dos Xitiku ni Mbawula chama-se “a kaya rap” que significa “rap de casa”. 

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

“Ziqo tem que deixar hip-hop e voltar a fazer Pandza” – diz Fogaz Boy

Nos últimos tempos Ziqo tem vindo a surpreender