Vem aí a segunda série da Temporada de Música Clássica em Maputo

Vem aí a segunda série da Temporada de Música Clássica em Maputo

- in Eventos
0

Depois do grande sucesso da 1ª série de Concertos em Maio passado, a Kulungwana apresenta de 3 a 6 de Agosto a 2ª série de Concertos da Temporada De Música Clássica De Maputo 2017.

À semelhança da série anterior, a associação Kulungwana em parceria com o Conselho Municipal de Maputo, dedica esta Temporada aos cidadãos de Maputo. Uma acção que se insere nas celebrações dos 130 anos da Cidade. Simultaneamente a 2a série é dedicada aos 130 anos de nascimento do compositor Brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959), considerado um dos nomes mais importantes da música erudita Brasileira, com um importante repertório executado no circuito dos mais prestigiados teatros de todo o mundo. No âmbito destas celebrações, o Xiquitsi conta com a presença do Quarteto de Cordas do Teatro Nacional Cláudio Santoro.

Nesta série, a voz humana será o instrumento protagonista, sendo apresentada nos dias 3 e 4 com a “Noite de Opera” e no dia 5 com a “Tradicional Noite Clássica”. Esta série de concertos terá lugar no Teatro Avenida às 19h30 onde ouviremos a voz Sul Africana de Minette du ToitPearce – mezzo-soprano, da Portuguesa Maria Guimarães – soprano, do Norueguês Mikkel Skorpen – tenor e do Espanhol Luís Llaneza – barítono. Entre as vozes Moçambicanas poderemos contar com as dos alunos do Xiquitsi Márcia Massicame – soprano, Timóteo Bene Júnior – tenor e Isolina Guiambula– mezzo soprano.

Xiquitsi convida ainda alguns instrumentista reconhecidos a nível internacional pelo seu trabalho no mundo da música clássica. Do BrasilCláudio Cohen– Maestro e violinista, Rodolpho Borges– violoncelista, Márcio da Costa– violetista e Lilian Raiol– violinista; do JapãoMaya Egashira– violininista e violetista; de Portugal Silvia Cancela– flautista e Carlos Pereira na Direcção Coral ; de França Aldo Salvetti – oboísta; da África do Sul Philippus Hugo – pianista; de Moçambique Kika Materula- Oboé e como não poderia deixar de ser vamos também contar com a presença da Orquestra e Coro Xiquitsi.

Encerramos esta série com um concerto comentado para os pequenos e graúdos intitulado “Tarde para Pais e Filhos” no dia 6 de Agosto às 16h00 no Centro Cultural Brasil- Moçambique, este último contará com a presença de todos os músicos envolvidos nesta série que se avizinha. Desta vez a tarde pedagógica será comentada pela Directora do Xiquitsi Kika Materula e pelo Maestro Brasileiro Cláudio Cohenduas grandes personalidades com longa experiência no mundo da música clássica.

São 4 continentes e diversos nomes sonantes da área musical que virão aos palcos de Maputo para mais uma vez trazer a festa da cultura e da Música às famílias Moçambicanas.

Recordem –se que foi em 2013 que a associação Kulungwana deu um passo importante com o início do Projecto Xiquitsi nas suas duas vertentes: Temporada de Música Clássica de Maputo e Formação de Orquestras e Coros de Moçambique que conta hoje com mais de 220 alunos inspirado naquele que é considerado o maior exemplo de sucesso de inserção social através do ensino colectivo de música, o Venezuelano El-Sistema. Hoje, a caminho do seu 5ª aniversário, Xiquitsi continua inovando através da introdução de novos instrumento e na descentralização da música clássica as várias comunidades de Maputo.  

(Visited 85 times, 1 visits today)

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Directamente da Zambézia para o mundo: Troy prepara o lançamento da sua nova música

O jovem moçambicano Troy natural da província de