Trio norte-americano de jazz em digressão a Maputo 

Trio norte-americano de jazz em digressão a Maputo 

- in Notícias
0
Jiri Nedoma

O pianista Jiri Nedoma e o baixista Guy Bernfeld fazem parte do trio vindo dos Estados Unidos de América que aterra em Moçambique pela primeira vez, escalados para três concertos na cidade e província de Maputo. Para ocupar o lugar do terceiro interveniente, foram chamados os bateristas moçambicanos Texito Langa e Frank Paco, este último radicado na vizinha África do Sul.

A sua curta maratona por Maputo inicia esta quinta-feira (15), no Uptown Café – um novo espaço dedicado à música na baixa da cidade – num conceito chamado “Jazz na hora de ponta”. Já na sexta-feira (16), para uma sessão especial, o espaço que acolhe o trio é o Arriégua English Bar, na sessão conhecida como “Only Jazz Without Stress”, situado no Hotel Terminus. Este périplo termina sábado (17), no Bela Vidas Vilas, na Matola-Rio, onde se vai fazer um tributo a Hugh Massekela e, lá para noite, uma festa com o melhor do smooth jazz africano vai animar os visitantes.

Guy Bernfeld

Nos primeiros dois concertos a bateria estará a cargo de Texito Langa. Já no dia do adeus quem vai representar a casa é também o reconhecido Frank Paco. Os dois bateristas têm larga experiência em trabalhos em grupos com músicos nacionais e estrangeiros, bem como conduzem seus projectos individuais com mestria. Logo, já se anteveem três dias memoráveis para os apreciadores de jazz e, porque não, para todos que apreciam boa música.

Os dois músicos substituem Matt Williams. O baterista que geralmente acompanha Nedoma e Bernfeld não conseguiu viajar com os companheiros por motivos alheios a sua vontade, mas promete, numa próxima oportunidade, conhecer Moçambique, país do qual têm boas notícias.

Jiri Nedoma é um pianista de jazz nascido na República Checa, ex-membro e solista da Rádio Checa Bigband, com formação em Berklee College Of Music e do Conservatório da Nova Inglaterra. Jiri decidiu prosseguir sua carreira musical na região da Grande Boston, onde actua regularmente e trabalha como músico de estúdio e instrutor de piano. Jiri estudou com músicos de jazz renomados como Joanne Brackeen, Hal Crook, Fred Hersch e Jerry Bergonzi, para citar alguns. Além disso, trabalhou e gravou com outros nomes bem conhecidos no panorama internacional, casos da cantora Terri Lyne Carrington, Gabrielle Goodman, Nadia Washington e o trombonista Hal Crook, entre outros.

Guy Bernfeld, por sua vez, é um baixista que lado a lado esteve com artistas como Tigran Hamasyan, Shankar Mahadevan, Donny McCaslin, Vijay Prakash, Avishai Cohen (trompete) Antonio Serrano, Raghu Dixit e muitos outros de grande prestígio. Bernfeld é co-fundador e baixista da sensação da internet The Gag Quartet, que conta com mais de 40 milhões de visualizações no youtube e mais de 50 mil vendas no iTunes. Em digressões na Ásia, Europa e América do Norte, Bernfeld é detentor do “Prêmio Fletcher Henderson”, galardão que se atribui a quem a grande musicalidade é vista até de longe.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

“Só Moçambique, Só Nós”: Veja como foi o show que contagiou o público

Aconteceu no domingo passado (24), na cidade de