Opinião: Stv prejudica seus próprios telespectadores

Opinião: Stv prejudica seus próprios telespectadores

- in Opinião, Televisão
2

O Grupo Soico, proprietário do canal televisivo STV, enviou uma nota de denuncia ao Youtube, por causa do Canal do Fernando Gil, que há alguns anos atrás vinha publicando cópias dos notícias emitidos tanto pela STV como pela STV Noticias. De facto, o primeiro vídeo da STV publicado pelo Fernando Gil data de 7 de Agosto de 2014 e o mais recente foi publicado ontem, 27 de Fevereiro de 2017

Porque a STV prejudicou seus próprios telespectadores?

Não há dúvidas que a STV é o principal canal de televisão em Moçambique, tanto a nível de informação quanto ao nível de entretenimento. Os programas da STV interessam a todas as camadas sociais e todas as faixas etárias do país e não só. O problema da STV é o mesmo de qualquer canal de televisão em tempos de Internet: ninguém tem mais disponibilidade ou paciência para se sujeitar aos horários das televisões. As pessoas querem ver os programas televisivos nos horários que melhor lhes convierem.

Por exemplo, apesar de ser fã dos programas do Emerson Miranda, quase nunca consigo ver os programas na STV porque estou no trabalho no momento em que os mesmos passam. Então, a partir do canal do próprio Emerson Miranda, consigo ver algumas edições do programa que são carregados para o Youtube, durante os finais de semana. O mesmo acontecia com os  noticiários que também não consigo ver por estar no trabalho. Assim, quase diariamente via noticiários da STV a partir do Canal do Fernando Gil, que agora provavelmente não será mais actualizado, depois da denuncia feita pelo Grupo SOICO. Assim, tanto eu, quanto os milhares de interessados que garantiram os 4 milhões de views que o canal do Fernando Gil alcançou ao longo dos dois últimos anos, sairemos prejudicados, e sem alternativas para acompanhar a programação da STV nos horários que mais se adequam a nossa já complicada rotina diária.

O Grupo SOICO poderia sair a ganhar com o trabalho do Fernando Gil!

Olhando para os vídeos disponíveis no seu canal, chega-se a conclusão clara de que Fernando Gil nunca tentou tirar alguma vantagem ou se apropriar dos conteúdos que são da propriedade do Grupo SOICO(STV). A intenção, segundo o próprio Fernando, era apenas de ajudar a pessoas que não conseguiam acompanhar a programação da STV nos horários normais. Não sei se Fernando Gil rentabiliza o seu canal com Adsense, mas creio que não, mas a STV poderia tirar ganhos com este canal, sem ter que denunciar o mesmo.

Uma forma possível de tirar ganhos com este canal, seria a STV cobrar algum valor acrescentado aos seus clientes(anunciantes) uma vez que todas as publicidades que a STV passava nos intervalos dos programas carregados para o Youtube continuam lá. Ou seja, o conteúdo da STV alcançou 4 milhões de prováveis novos telespectadores, graças ao canal do Fernando Gil.

STV não deveria ignorar o mundo online

Pelos vistos a denuncia do Grupo SOICO vem no momento em que esta entidade pretende criar, ou melhor, já criou o seu próprio canal do Youtube mas infelizmente, o canal possui apenas 3 videos até ao momento, mesmo estando quase a 1 mês online. Esperemos que a STV passe a disponibilizar regularmente a sua programação através de meios alternativos. Os telespectadores, os seus clientes e a própria STV so sairão a ganhar.

Facebook Comments

2 Comments

  1. Eu acho que STV deveria criar um canal no youtube para atrair mas o publico

  2. Acredito que quando a stv fez esse comentario nao pensou que nisso tudo eles e que saiem a ganhar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

MC Roger invoca Deus para responder La Santa

A rubrica “Cadeira do Boss” dessa semana ainda