Sector da Cultura e Turismo em parceria com Apolitécnica homenageia artista plástico Kumaleno em Quelimane

Sector da Cultura e Turismo em parceria com Apolitécnica homenageia artista plástico Kumaleno em Quelimane

- in Notícias
0

Aly Ismael Samuel, é o nome oficial do artista plástico Kumalemo, que este ano celebra 55 anos de carreira no mundo das Artes Plásticas e Fotografia.

O artista de 66 anos de idade que dia após dia trabalha incansavelmente na busca e manutenção dos valores culturais procurando elevar bem alto o nome da Província e do País através do pincel e da tela, será homenageado amanhã, dia 22 de Fevereiro, no espaço da ISHT – APolitécnica em Quelimane numa cerimónia que terá início às 8 horas e contará com a presença de nomes sonantes do mundo das artes e da sociedade em geral.

Falando para nossa redacção, Kumalemo disse que a sua principal fonte de inspiração é a vida quotidiana da socieda, com principal enfoque para juventude, e que um dos seus principais objectivos no momento é de criar uma escola para poder transmitir o seu conhecimento para os mais novos deixando assim o seu legado.

Por sua vez, o responsável do sector da Cultura e Turismo na Zambézia, Amostra sobrinho, disse que esta é uma grande oportunidade para mostrar o reconhecimento que a nossa província tem sobre os feitos de Kumalemo em prol da arte e cultura não só da Província assim como do País, e que o mesmo é fonte de inspiração para os outros artistas bem como uma biblioteca no mundo das artes do qual devemos saber aproveitar os seus ensinamentos.

Na o acasião, Amostra Sobrinho, deu a conhecer que está em andamento um projecto de catologação dos 10 artistas plásticos da província que servirá de cartão de visita da Província, dentre os quais Kumalemo faz parte.

Por: DCTPZ

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Stewart Sukuma junta música, arte e network no Live Emotions

Depois de algum tempo fora dos palcos, Stewart