Saiba quem é o Rapper mais odiado de Moçambique

Saiba quem é o Rapper mais odiado de Moçambique

- in Opinião
1

António Muchanga Jr, o controverso perfil cuja real identidade continua desconhecida, acaba de publicar a sua lista dos mais odiados do cenário hip hop underground de Moz. Na lista constam nomes como Helder Leonel, Duas Caras, Kay Real, Flash Enccy, entre outros. No entanto,  a equipe do Moz Entretenimento pretende avançar o nome do rapper mais odiado no cenário global do Hip Hop em Moz, não apenas no cenário Underground. E após uma breve pesquisa não oficial nos nossos leitores, um nome saiu na frente: Bander Artista.

Porque Bander é odiado?

Na nossa opinião, Bander é odiado simplesmente por ter descoberto, logo de primeira, a fórmula do sucesso no Hip Hop Moz. Bander é neste momento o rapper com as músicas mais tocadas em todas as gerações e gêneros. Não existe festa em Maputo que não toque pelo menos uma música de Bander nos últimos 3 anos, e não existe pessoa, independentemente da idade, cor da pele ou sexo, que não vibre quando a música de Bander toca em qualquer lugar, nem que seja um simples abanão de cabeça.

Qual a fórmula de sucesso de Bander?

Bander simplesmente toca a música no estilo que as pessoas querem ouvir. Esta é a sua fórmula do sucesso. Enquanto os niggaz do cenário Hip Hop Underground se matam para obrigar as pessoas a ouvir música consciente, mudar mentalidades, Bander vai fazendo o seu sucesso, e o seu dinheiro com um simples “To na festa nigga” ou “7 pitas na Zona” ou ainda “Rende, Rende, Rende”… Tão simples quanto isso.

Não quero com esse texto dizer que todos rappers deviam cantar “To na festa nigga” e esquecer o Hip Hop consciente ou seja lá qual for outro estilo de Hip Hop que existe por ai, apenas  creio que não deviam odiar Bander ou então dizer que Bander não é rapper só porque as suas músicas não tem mensagem consciente. Afinal de contas, segundo o próprio Boss AC, “Hip Hop também é festa”. O que os rappers devem saber, principalmente do cenário Underground, é que se tu montas um BMW X6, estás a restringir o teu mercado aos que podem comprar um BMW X6, mas isso não faz com que Toyota Corrola deixe de ser um carro, aliás, um carro muito bom, por sinal. Então, se Rappers Undergrounds querem fazer músicas “obscuras”, não deviam se matar de raiva porque Bander está a fazer músicas de simples compreensão, para que qualquer pita possa entender o que ele quer dizer.

Precisamos de ouvir e ver pessoas a vibrarem com Hip Hop nas festas familiares, incluindo crianças. Digam-me agora, que criança pode vibrar ou entender Lábios da Aurora? Em que festa pode tocar Lábios da Aurora?

Facebook Comments

1 Comment

  1. caros colegas comentadores, fiquem ciente que este é uma votação ao nível do Maputo. Pois acredito eu que em outras províncias o miúdo vai rochas em termos de shows.o flash,2 caras são e continuam a serem donos do mercado do hiphop

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Mc Burla lança nova mixtape intitulada “Essa cena é nampwatho”

O rapper moçambicano Mc Burla lançou nesta sexta-feira