Quinta-feira será a vez de Xidimingwana

Quinta-feira será a vez de Xidimingwana

- in Eventos, Notícias
0

O exímio guitarrista, compositor e interpréte Xidimingwana, é o convidado desta semana do programa artístico “Cores, Sons & Sabores“. Trata-se de uma iniciativa do músico e activista, Stewart Sukuma, que procura repor toda narrativa dos timoneiros da nossa música.

O show e talvez palestra, ao mesmo tempo, vai ter lugar esta quinta feira, na hora habitual, 20horas, no lugar que também vai se tornando habitual  o The Fishmonger Restaurant (cita na Rua Sansão Mutemba, número: 412 em frente ao Comité Olímpico).

Xidimingwana é parte deste conjunto de sons que tem sabor a Moçambique, ou seja, as cores da nossa bandeira ganham corpo na imensa descografia do senhor Domingos Homwana. Considerando que a bandeira nacional é uma das nossas maiores identidades, Xidimingwana é sem dúvidas um senhor CULTURA  e fazedor de nossos sonhos que nos ajudam a erguer cada pedaço da pátria. Naquela sua forma singular de tocar, sempre acertivo e exacto em palco, Xidimingwana é responsável pelas descobertas relevantes no processo de estilização da Marrabenta e outros ritmos de Moçambique.

Quem não tem alguma coisa a dizer sobre as músicas do velho “Dominguinho”? Quem não se encontrado reflectido naquelas histórias dste filho de Gaza? Nasceu aqui (Gaza), mas fala de Maputo, fala de Machipanda, fala da Beira, fala de qualquer parte deste país porque a sua essência reside na janela do índico, Moçambique. Como cantaria Sukuma, “mesmo aqueles que te deixaram {Moçambique} um dia vão voltar”. É isso, esta é a casa do nosso pai. É nosso país. E este será sempre o fio condutor do programa “Cores, Sons & Sabores” que reserva aos espectadores boa comida, bons copos, bons amigos e boa música.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Lançamento do projecto “Celebrar Rangel– A Lente e o Jazz”

A Stewart Sukuma, Lda, inicia este ano um projecto de