Podcasts moçambicanos por descobrir e escutar

Podcasts moçambicanos por descobrir e escutar

- in Curiosidades, Top

O ano 2020 é sem dúvida o ano de avanço e recuos, onde a expressão “mais ou menos” ganhou o seu verdadeiro sentido, num cenário em que todas as metas traçadas foram por água baixo por conta das restrições impostas na luta contra o surto do novo Coronavírus em que ficar em casa tornou-se normal, difícil é estar na positiva 100% ou mesmo na negativa, estamos mais ou menos bem!

No que parecia um ano que definido numa palavra seria o ano do “STOP ou improdutivo, ao que tudo indica o jogo acabou virando, entre o tédio e não poder sair para desenvolver algumas actividades devido ao cancelamento pelos decretos, ficar em casa, no final de tudo, acabou tornando-se numa ponte para que através da internet, a nossa salvação, possamos fazer descobertas sobre várias coisas, como é o caso da diversidade do conteúdo digital, que antes do confinamento, pouco damos conta que existia. E nessa linha de descobertas que somos proporcionados pela internet, o Moz Entretenimento reúne aqui podcasts moçambicanos que vale a pena conhecer e passar a escutar.

Podcast é o nome atribuído a um arquivo digital de áudio transmitido através da internet, cujo conteúdo pode ser variado, com o propósito de transmitir informações, ou seja, Diferente dos “textos para ouvir”.

Ouro Negro

Ouro Negro é uma radionovela moçambicana que conta a história da Comunidade de Jambolane e a companhia mineira Cinturão Negro. Levando ao ouvinte assuntos ligados a espíritos e humanos, curandeiros e feiticeiros, amor e traição, nascimentos e funerais, tristeza e alegria, contando assim, cada episódio, tudo que a vida contém, numa partilha de informações do interesse público.

O Olheiro Nacional

Através de uma das redes socias mais utilizadas mundialmente, entre a actualidade trazida ao público através da escrita, o Olheiro nacional traz em simultâneo, em linha, vozes que possam partilhar um pouco do estilo de vida e cultura moçambicana , “Slogando-se” como “O olheiro, no olhar do nacional!”

Clique aqui para escutar

Pontes Pod

“Pontes unem e fazem trajectos mais leves. Por vezes são belas, noutras apenas úteis, com a durabilidade do ferro ou a sustentabilidade da madeira, o que prevalece é a capacidade de unir um ponto ao outro. Pontes, entre nós e vocês.” Lê-se na descrição do podcast no SoundCloud, numa definição do projecto como “um podcast de opinião, que pretende unir este lado ao daqueles que nos ouvem através desta ponte que é a palavra.”

O podcast é dado vida pelas vozes do Benjamim Ngomane, Cleide Caetano e Leocádia Valoi.

Eish! a Boca

Criado por Afra Matavele e Shelzia Kehá, o Eish! a Boca é um podcast onde as criadoras buscam discutir e analisar assuntos ligados a sociedade, num olhar para a juventude desde o seu comportamento, relacionamentos e ou o seu posicionamento no mundo virtual e fora do mesmo, trazendo um pouco de experiências por elas vivenciadas.

Pussybilidades

Respondendo de Portugal, Carmen Alcobio, criadora e apresentadora do Pussybilidades, traz todas às terças um podcast baseado em monólogos de assuntos e teorias randoms, com zero base de estudos comprovados, num encontro aos seus pensamentos que são resultantes das suas vivências entre Moçambique e Portugal.

Prato do dia

Nas vozes da Caren Palolite e Nely Psico, as fundadoras definem o podcast como sendo “podcast de moçambicanas”  e com o conteúdo publicado, buscam gerar mais perguntas ao ouvinte do que respostas, pois acreditam que reflexão ou o encontro com o nosso interior nunca é demais.

Cinema em Foco

Como o próprio nome já sugere, trata-se de um programa “dedicado ao cinema, com duas versões: uma feita para Moçambique e a segunda, versão oficial, que é dedicado ao cinema feito nos países de língua oficial portuguesa e Timor-Leste”, conta o jornalista cultural, Hélio Nguane, produtor, sonorizador do podcast, em representação da plataforma responsável pelo mesmo, Mbenga Artes e Reflexões. 

Para além da sua disponibilização no Soundcloud, o programa passa, as quintas-feiras, em duas estações radiofónicas, sendo a versão moçambicana na Rádio Cidade e a oficial na RDP África e está disponível na RTP Play, contando com a apresentação e pós-produção do jornalista José Gabriel.

Faz parte ainda da produção da plataforma cultural na área de podcasts, projectos como: Súmula e Repórter Arte-informe diário e bloco de reportagens sobre o mundo das artes e cultura, Mosaico das Artes-um espaço generalista sobre artes e Cultura, e o Unir Versos que é dedicado ao mundo literatura.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *