Os “Mambas” podem não jogar mais este ano

Os “Mambas” podem não jogar mais este ano

- in Notícias

A Selecção Nacional de Futebol pode não voltar a jogar mais esta época, um cenário que irá abranger todas as outras selecções, caso a FIFA decida suspender os jogos, uma possibilidade que está em equação e deve ficar definida nos próximos dias. 

Segundo escreve o Jornal Notícias, a ideia de suspender o futebol das seleções até 2021 é avançada pelo vice-presidente do organismo que tutela o futebol internacional, Victor Montagliani, o homem que lidera o grupo da FIFA que estuda as implicações da pandemia da Covid-19 no desporto-rei. De acordo com o canadiano, após o levantamento das restrições actuais, a prioridade deve ser dada às competições nacionais de futebol, até para limitar o número de viagens internacionais, acrescentando que duvida que o primeiro jogo tenha espectadores nas bancadas.

Caso venha a confirmar-se a suspensão de jogos das selecções, os “Mambas” terão que esperar até 2021 para prosseguir a fase de qualificação para o CAN-Camarões 2021. De notar que a equipa nacional tinha previsto a realização, em Setembro, de quatro jogos referentes às eliminatórias, segundo a proposta apresentada por um grupo de trabalho formado pela FIFA para assessorar o organismo na recalendarização das competições face à crise provocada pelaCovid-19 no desporto.

Para concluir a campanha, os “Mambas” tinham jogos agendados diante dos Camarões (duas vezes), Ruanda eCabo Verde.

De realçar que Moçambique lidera o Grupo “F” com quatro pontos, os mesmos dos Camarões. Cabo Verde está em terceiro com dois, sendo que o Ruanda é o “lanterna vermelha” sem qualquer ponto.

CAN ADIADO?

Entretanto, a suspensão dos jogos das selecções no presente ano irá implicar um adiamento do próprio CAN, agendando para 9 de Janeiro a 6 de Fevereiro de 2021. É que, caso os jogos sejam suspensos, a mais importante competição continental deverá sofrer alterações de calendário.

Refira-se que devido à pandemia do novo coronavírus, as datas dos jogos de qualificação para o Mundial-2022, no Qatar, também sofreramalterações, estando previstos para iniciarem Outubro deste ano e fechando em Setembro de 2021, calendário que deverá sofrer alterações.

Quanto às eliminatórias para o Mundial-2022, o início está previsto para Agosto, sendo que Moçambique está inserido no Grupo “D”, juntamente com Camarões, Costa do Marfim e Malawi.As mesmas poderão também serem suspensas. Aliás, para esta prova está em curso uma discussão bilateral entre a FIFA e as confederações continentaispara se decidir se as competições seriam realizadas este ano.

Fonte: Jornal Notícias

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *