Conheça os heróis da cultura moçambicana

Conheça os heróis da cultura moçambicana

- in Top
0

Quando chega o dia 25 de Junho o nosso país fica em festa, e não é para menos, afinal de contas é o dia em que Moçambique alcançou a independência. É nesse dia em que também recordamos daqueles que lutaram para que o país fosse independente, os nossos heróis.

Mas um herói não só aquele que foi a guerra, lutou ou comandou um grande exercito para combater o inimigo, o heroísmo também manifesta-se através da arte, como diz a rapper Iveth na música “Rocha” do K9, “tal como Craveirinha, houve combatentes da causa moçambicana através da arte, da música, eles também são heróis…!”.

É por essa razão que o Moz Entretenimento decidiu fazer uma lista de 10 artistas que podem ser considerados como sendo verdadeiros “heróis da cultura moçambicana”.

Música

Azagaia

 

Azagaia é conhecido como um artista de intervenção social e por isso arrasta uma grande legião de fãs e é considerado por muitos como sendo o melhor rapper de moçambique.

Mc Roger

Mc Roger já representou o nosso país muito bem com seu espírito patriota, o cantor já teve uma passagem pela televisão onde apresentou programas que difundiam a música moçambicana e africana  no geral para o mundo.

Teatro

Gilberto Mendes

Gilberto Mendes é um actor e empresário proprietário do “Teatro Gungu”, que nas suas peças retrata aquilo que acontece na sociedade moçambicana em forma de entretenimento mas que leva a reflexão e uma possível mudança quando se trata de coisas negativas.

Dança

David Abílio

David Abílio é um coreógrafo moçambicano, ex director da Companhia Nacional de Canto e Dança (CNCD), que durante o seu período de actividade fez muito pela cultura moçambicana e contribuiu bastante para que ela chegasse no estágio actual.

Televisão

Fred Jossias

Fred Jossias contribuiu bastante para que a música moçambicana fosse realmente consumida no país, pois ele foi o apresentador que trouxe a ideia de passar apenas a música nacional nos programas de entretenimento, na época em que apresentava o “Atracções” na Tv Miramar.

Sérgio Marcos

Sérgio Marcos é um jornalista desportivo, actual director de desporto da Televisão de Moçambique (TVM). Sergio revolucionou a forma de dar a conhecer sobre o que acontece no mundo disposto na televisão, os amantes do desporto que o digam.

Desporto

Clarice Machanguana

Clarice é uma jogadora profissional do basquete feminino, nascida no dia 04 de Outubro de 1976, um ano depois da independência de Moçambique.

Nazier Salé

Nazir Salé é actual “comandante” da seleção nacional feminina de basquetebol, é considerado como sendo o melhor treinador da actualidade e o mais bem sucedido em Moçambique.

Literatura

Mia Couto

António Emílio Leite Couto ou simplesmente Mia Couto é uma actor, biólogo e jornalista moçambicano muito influente no mundo da literatura. Mia Couto já recebeu vários prémios e também o título de Doutor Honoris Causa em Humanidades na especialidade de literatura pela Universidade Politécnica.

Artes plásticas

Malangatana

Malangatana é uma verdadeira lenda, apesar de muitos terem o conhecido através dos seus quadros, em viva o artista produziu vários trabalhos desde desenho, pintura e escultura, cerâmica, murais, poesia e música, tendo perdido a vida no dia 5 de Janeiro de 2011.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

As 10 melhores fotos da semana by Moz Entretenimento

O site Moz Entretenimento (ME) está de volta