Os Bailarinos em Moçambique estão a abandonar a área?

Os Bailarinos em Moçambique estão a abandonar a área?

- in Geral
0

Por: José Carlos Maria Xpião

Antes de qualquer entrelinha é importante trazer duas definições básicas que poderão nos ajudar a compreender melhor determinados termos, a destacar:

1. BAILARINO é aquele que dança profissionalmente ou que passou por uma Escola de formação e leva a dança como profissão, portanto, seu ganha pão.

2. DANÇARINO é aquele que gosta de dançar tendo passado ou não por uma Escola de formação e nem leva a dança como profissão, portanto é amador.

Moçambique é um país rico em danças mas pouco exploradas, o interesse dos fazedores da área está mais virado para danças entrangeiras mas o foco deste artigo não é este e sim a extinsão dos bailarinos.

Nos dias de hoje é normal os bailarinos passarem a fazer composições e posteriormente começarem a cantar, tendo como consequência a extinsão dos mesmos assim como a poluição sonora que atrapalha os ouvidos de quem escuta mas nada ouve porque as vozes estão mal colocadas, os instrumentos feiamente combinados culminando num verdadeiro sistema de ruídos.

Há vários aspectos que concorrem para a mudança desta profissão, uma delas é a falta de reconhecimento do bailarino enquanto profissional, isto é frustrante! As entidades individuais e colectivas devem considerar, encorajar, respeitar os bailarinos, afinal de contas são profissionais que colocam suas vidas neste trabalho daí que de forma incansável procuram brilhar executando o que mais sabem fazer e trazendo alegria para os espectadores.

Não há profissão que não tenha desafios, aliás, os desafios são a essência do trabalho pois são com estes que um profissional torna-se maduro e flexível na execusão das suas actividades.

Temos bons bailarinos em Moçambique e que são de admirar quando estão na pista de dança desde os mais velhos aos novatos.

A sensualidade da Professora Maria José Sacur ao executar os movimentos da-me água na boca, aquela kota me faz viajar maning e a cara de prazer do Professor Jorge dos Maquinistas quando está no palco é contagiante.

Onde é que está o meu amigo TUNANA, criador do Bondoro?

Vocês OS DO MOMENTO quem é que disse para começarem a cantar se na dança fazem maravilhas! 4MOZ a vossa sorte é que criam coreógrafias para as músicas que inventam, assim não estão a perder a essência da profissão mas evitem cantar e continuem a fazer parcerias com cantores. O mercado da música está uma salada Russa e ainda temos que aturar alguns bailarinos ainda que sem ciência nem arte ingrenam na música como cantores!?

A dança tem vários aspectos na sua bibliografia!

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Dj Maninho lança a música intitulada “Moçambique” com Marcelo Lopez

Dj Maninho e Marcelo Lopez juntaram-se para trabalhar