O que faz um artista ter “longos anos de vida”?

O que faz um artista ter “longos anos de vida”?

- in Música, Opinião
0

Por: João Da Diamantina Moderno

Além do aspecto que irei deixar ficar, existem mais aspectos que podem causar uma longa duração, mas o que na minha opinião tem supremacia é o seguinte: A originalidade. Este é um factor muito importante na carreira dum artista, pois pode viabilizar uma projecção acentuada. originalidade é Inovação, qualidade do que nunca foi dito, feito, onde são envolvidos componentes como criatividade, capacidade criativa. ( dicionário de António Houaiss).

Conforme esta definição, podemos de antemão perceber que a originalidade exige um pouco mais, (facto que vai distinguir artistas com e sem esta componente), estou a falar de alguma inovação, capacidade criativa e outros aspectos que o artista que tiver será tratado de forma especial em detrimento dos outros que não tiverem. E esta originalidade, por fim, vai preconizar uma carreira a longo prazo.

E quanto aos artistas sem esta componente, não preciso exemplificar, pois não é meu objectivo trazer algum lado negativo ou maçado neste artigo. Mas dá para vislumbrar que estes são do tipo “descartável”, têm um tempo delimitado (não por eles) para o uso. Falo concretamente de artistas que fazem cópias fieis de outros e, quando o público vê-lhes, são sempre vistos como cópia e nunca originais. Dizia e bem dito, o rapper Azagaia numa das músicas do álbum Cubaliwa:

“Se copiares o europeu, tu serás sempre o que compra e aplica e ele o que monta e fabrica.”

Em forma de perguntas retóricas, gostaria que percebêssemos as ideias subjacentes:

  • “Porquê quadros do pintor espanhol Pablo Picasso têm tanto valor e são incomparáveis?
  • Porquê músicas de Stewart Sukuma feitas há bastante tempo (anos 90) são escutadas até hoje?
  • Quem não conhece a música “Nwa wulwana” de Wazimbo feita em 1986?
  • Porquê a música “sapateiro” de Wazimbo é tocada até hoje?
  • Em fim, quem não conhece Malangatana?”

Bom, são muitos exemplos de artistas que têm originalidade que eu catalogaria a estes, e por causa disso, duram e duraram por gerações.

Como conclusão, parece-me que resultados a curto prazo é que levam alguns artistas a optarem por este caminho, muitas vezes sem consciência do que pode ou não acontecer futuramente, os artistas preocupam-se com o momento em que se encontram.

A originalidade faz surgir num artista uma identidade, que vai se “desenhar” nas mentes das pessoas durante muitos anos. No meio de garrafas de refrigerantes, alguém pode levar qualquer um por ser igual, mas quantas pessoas param de fazer o que estiverem a fazer para observar uma pessoa com pigmentação de pele (albino) só a passar?

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

António Marcos em acústico no Shiva’s Eventos

O consagrado músico António Marcos é o convidado