O que é o Pandza? (Conceito e contextualização histórica)

O que é o Pandza? (Conceito e contextualização histórica)

- in Curiosidades, Música

Por: Nuno Uamusse

Pandza é um ritmo pop moçambicano, que deriva da música suburbana moçambicana (Marrabenta) e de ritmos latinos como (Ragga e Reggaeton), que posteriormente também veio a ser acompanhado por passos de danças mais contemporâneas, mas sem deixar a essência moçambicana caracterizados por Dzukuta.

N-Star, Dj Ardiles e Ziqo (Produtores Musicais e Músicos) foram os pioneiros deste estilo musical, que teve o seu “Boom” nos anos 2006/2007, tanto nas pistas de dança assim como em eventos culturais, com maior destaque para eventos organizados pela  operadora de telefonia móvel chamada Mcel (Moçambique Celular, actualmente Tmcel) com a temática ”Verão Amarelo”, onde houve várias digressões pelo país e daí surgiram vários grupos a abraçar, a nova febre.

  • Bang Entretenimento com (Ziqo, Deny OG, Lizha James, Valdemiro José, Marllen, Dama do Bling, Bang, DJ Damost e Cátia Princesa);
  • Xtaka Zero (N-Star, Jay Pee, Xkopeta vulgo Duas Caras);
  • Patriotas com Dj Ardiles, DH, Dj Júnior e Mr.Kuka mais tarde (que alguns fizeram parte da DXS Label);
  • N-Studio com (Mr.Dino, Tabasily, Mr Bow, Lourena Nhate, Miss Zav, Maxwell, e Oliver Style);
  • Spab-line com (Mad Level);
  • Celmas Line Show com (H2O);
  • MC Roger, Mega Júnior, Raio-X, entre outros músicos que se destacaram no Pandza.

Porém, nesta euforia toda de um novo modo de fazer música, não teve bons olhos e ouvidos para muitos músicos considerados da ”Velha Guarda” e dos fazedores de RAP (um dos elementos do Movimento Hip Hop), a sociedade em geral, apesar de ser um género popular e ter vários fãs-consumidores, ”marginalizaram” até ao ponto de muitos abandonarem o estilo. Mas há que frisar que até aos dias de hoje, os que mantém a bandeira invicta são os considerados Reis do Pandza”, nomeadamente (Dj Ardiles e Ziqo da Silva).

Após o alvoroço todo em torno do Pandza, a força do mesmo diminuiu, mas surgiram novas gerações e renasceram grupos com nomes como Cizer Boss, Star Million, Matilde Conjo, Melância de Moz, Team Sabawana, 4 Moz e a República do Pandza  (Dj Ardiles, DH, Mr.Kuka, Dj Júnior) que fizeram com que os moçambicanos resgatassem o gosto e admiração pelo Pandza.

Com isto, um dos melhores Pandzeiros de Moçambique, Dj Ardiles, e a sua equipe, aliando-se a parceiros e patrocinadores decidem à Outubro de 2013, realizar o Primeiro Festival do Pandza, que teve lugar na Praça da Paz em Maputo (Moçambique). O evento não correu como o desejado, mas o que valeu foi a coragem e iniciativa, exaltando a moçambicanidade e valorização do que é nosso, tanto que desde lá até então 4 edições foram realizadas com muito sacrifício e dedicação. 

#OPandzaÉNossoFilho

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *