A “mensagem” é uma componente secundária numa música?

A “mensagem” é uma componente secundária numa música?

- in Opinião
0

Por: João Da Diamantina

Antes de entrar naquilo que é o tema, vou falar um pouco dos motivos que me fizeram escrever este artigo. Bom, tenho ouvido muitas vezes a criticar-se a música pelo facto desta não fruir mensagem, da mesma forma ouço e sei que a música é uma arte. Basicamente será nessas linhas que irei debruçar-me.

Ora, não culpo as pessoas que pedem mensagem na música, se calhar tais pessoas alicerçam-se no pensamento que diz que a mensagem pode trazer ganhos à sociedade (falo de boa mensagem), do outro lado temos música como arte, se formos a olhar para a música como arte e música em relação a mensagem, iremos encontrar várias “divergências”, pois se formos a olhar para a definição da arte iremos perceber que (arte provém do latim “ars”, que significa técnica e / ou habilidade), pode ser entendida como a actividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, por meio de uma grande variedade de linguagens.

O processo criativo dá-se a partir de percepção com o intuito de expressar emoções e ideias. Como podemos perceber com a definição, um dos objectivos da arte é expressar ideias e emoções ou seja, há espaço para tudo aquilo que um ser humano pode sentir (emoções) e pensar (ideias) na música, por isso para mim, a mensagem é uma questão secundária e não directamente ligada a música ou seja, esta não é condição “Sin qua non” na música. Vou dar alguns exemplos elucidativos.

Custa-me acreditar que todos os moçambicanos percebam tudo o que Malangatana transmite a partir dos seus quadros, mas, todo o mundo conhece e reconhece a grandiosidade dos mesmos, digo o mesmo sobre a música Jazz, esta que aquando do seu surgimento no séc. XIX, os fazedores sofreram muito para a aceitação da mesma, e naquela época não se cantava neste estilo de música mas hoje é inegável o patamar que esta tem no mundo, é um clássico. Com este artigo não estou a incentivar a músicas sem mensagem apenas quero que percebam que esta não é a condição que faz a música existir.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Vem aí a maior colectânea de música moçambicana de novos talentos: “MozKanta”

A iK Tv Portugal em parceria com o Moz Entretenimento lançará brevemente