Mc Roger é uma marca moçambicana e merece respeito!

Mc Roger é uma marca moçambicana e merece respeito!

- in Opinião
0

Por: José Carlos Maria Xpião

Kota Mc é o relações públicas de Moz

Escuto as músicas deste artista há mais de 10 anos e tenho notado que a exaltação da moçambicanidade tem sido o seu prato forte nas suas faixas. Faz também parte das suas composições a elevação da sensualidade da mulher moçambicana, cultura e turismo desta Pátria Amada!

Canta músicas para todas as faixas etárias e cada um recebe a sua maneira, alguns reagem negativamente, outros, positivamente e outros apenas querem saber de dançar, cantar a executar o passo ( para esquerda zakazá para direita, zá!!!) e eu faço parte de todos estágios pois primeiro faço ilações negativas devido a colocação da voz, ao rolar a música começo a tirar positividades porque tem uma mensagem interessante e no fim de tudo divirto-me ao imitar os passos e algumas passagens das músicas do Patrão da música moçambicana, MC ROGER.

Quem faz o anúncio do verão em Moçambique é o Kota MC, aliás, quando demora fico preocupado mas sempre tenho em mente que trará músicas e vídeoclip’s que fazem o Marketing e Publicidades da Pátria Amada tornando-se no artista ( cantor) que mais promove Moçambique, este meu posicionamento deve-se ao facto de, pelo menos 98% das suas composições incluir alguma variável moçambicana, antes de escrever este artigo escutei 20 músicas do Kota MC cuja escolha foi aleatória e 18 faixas exaltavam de forma apurada a moçambicanidade!

Quem não lembra das músicas (… “em Maputo eu me sinto bem...”;(…) “Patrão é Patrão“…)
Este artista é um Relações-Públicas por excelência, portanto Relações-Públicas é o conjunto de actividades informativas, coordenadas de modo sistemático, relacionadas ao intercâmbio de informações entre um indivíduo, organização (pública ou privada), ou uma organização não governamental e seu público.

Numa das minhas passagens pela TVM no Programa Alta Tensão em 2014 numa rápida conversa entre eu e Puto Aires, perguntou-me se eu era fã do MC e respondi nos seguintes moldes:
Sim sou, queres ver o passo? E por que todos já sabiam qual era o passo Aires ordenou para que o DJ Tonny Celso toca-se uma das músicas do Kota e assim foi, castiguei o estúdio com a coreografia!
Como o próprio MC diz: “respeitem onde a malta chegou” e eu concordo pois são anos de resistência, persistência e grandes feitos.

É altura do Governo pensar em dar uma pasta no Ministério da Cultura e Turismo ao MC, sim, assim como temos na província da Zambézia Amostra Sobrinho que é músico a ocupar a cadeira de Director Provincial da Cultura e Turismo, por acaso está a se sair bem. Por que é que não se faz o mesmo ensaio para mais províncias?

Meus amigos produtores, apresentadores, realizadores, Dj’s e locutores vocês sabiam que uma figura pública só existe quando passa nos meios de comunicação de massa?
Sabiam que quem leva ao topo os artistas (músicos) são vocês?
Lembrem que temos um público passivo no lugar de activo e activo no lugar de passivo ou seja falam mal do bem e bem falam do mal.

Aos que dizem que MC só fala nas suas músicas, vocês sabem qual é o estilo que é-lhe característico?
Dizem que MC só “txopela (vai na boleia”) de outros músicos, meus amigos ter visão não é “txopelar” perguntem o Dygo Boy! Aliás, que tal uma música feita por MC, Dygo e Bander?
Kota MC, continue a fazer Marketing e Publicidade de MOZ.

A terminar quero desafiar ao meu leitor a baixar a nova música do Kota MC ft M’family com o título “No verão te amo mais“. 

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Mais de 35.000 pessoas no Festival Bawito e a Pequenada 2018

O mais aguardado presente do dia da criança