Maputo a Doropa

Maputo a Doropa

- in Geral, Televisão
1

A cada domingo, 26 minutos vão contar aos telespectadores da Stv diferentes histórias: alegres e tristes; curiosas e conhecidas. Diferentes vozes – consagradas e humildes – vão partilhar as suas vivências e, ao mesmo tempo, as do bairro onde vivem.

A série de documentários entrevistou 36 pessoas divididas entre a cidade de Maputo e sete bairros periféricos: Malanga, Chamanculo, Mafalala, Maxaquene, Aeroporto, Munhuana e Xipamanine.

A Stv, como tem feito noutras áreas, confiou numa equipa jovem para este projecto. Mesmo sem muita experiência, o trabalho final é digno de aplausos e concorre para a qualidade de padrão internacional.

Cinco jovens foram desafiados para levar a cabo “Maputo a doropa”. A primeira é Sheila David (produtora), quem garante que a série não só é muito importante pelo conteúdo, mas também por colocar Moçambique na plataforma internacional como outros grandes países. Já o realizador dos documentários, o sul-africano Jack Kaminski, diz estar fascinado com a série, pois permitiu-lhe conhecer o outro lado de Moçambique. Outro elemento que ajudou a conceber a série é José dos Remédios, confiado a tarefa de pesquisar e fazer os guiões sobre o programa. Para o jornalista, este é um projecto que visa contar a história que se passou na nossa cidade e fazer com que mais pessoas possam conhecer donde é que nós viemos, quem nós somos e para onde nos projectamos.

Como acontece com qualquer documentário, “Maputo a Doropa” também tem um rosto: Ivanilze Duque, apresentadora que nunca tinha-se aventurado em algo similar. Para Duque, foi divertido contar a história da cidade de Maputo através das histórias que as suas entrevistas fizeram brotar. Por fim, a câmara de Ângelo Sitoe foi encarregue de registar todo o cenário assistido ao longo do périplo que a equipa efectuou ao longo de sete meses. A série com nove episódios “Maputo a Doropa” estreia na Stv este domingo, às 19:30h.

Fonte: O País

Facebook Comments

1 Comment

  1. Bernardino Soares

    Opah… Espero que aborde os factos reais de moz… Pois assim estará levando a nossa realidade além das fronteiras. ..

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Selma Inocência deixa o programa “Grande Plano” e sai da Stv

A jornalista e apresentadora Selma Inocência surpreendeu o