Madala, um músico que faz falta na musica Moz

Madala, um músico que faz falta na musica Moz

- in Geral, Notícias
1
Madala era conhecido com seu estilo magnifico e um jeito de usar só dele. Madala atingiu o auge com o lançamento do álbum ponessa musi Wango, que traduzido em português significa, salvar a minha casa( familia), o álbum teve duas músicas que viraram febre naquela época, Xiripo e chimuronbo, músicas essas que rebentaram em todo Moçambique, que até hoje muitos cantam e dançam, mesmo não sabendo falar a língua Ndau, muitos conseguem cantar essas duas grandes músicas, um sinal dum homem que em vida trabalhou, viveu e encantou o povo Moçambicano.
Em 1984 conquistou também o  lugar do concurso radiofónico Senzo como a melhor voz da Beira. O seu primeiro álbum, em cassete, com o  Palmira, saiu em 1997.

Em 1998 voltou a ganhar o Ngoma Moçambique da Rádio Moçambique através do tema Chimurombo. Neste mesmo ano foi lançado o seu segundo álbum, já em CD, intitulado Ponessa Musiwango, que lhe valeu um disco de prata. Três anos depois lançou o  disco, Mangamba, também em CD.


Segundo os registos disponíveis, o gosto pela música parte da família, pois o seu pai tocava acordeão e interpretava músicas na igreja. Madala começou a tocar com um grupo de amigos quando tinha apenas 12 anos. Foi com o mesmo grupo que começou a tocar em bailes e casamentos.

No início da sua  tocou em bandas como Tambores de Sofala, The Kings, que ele próprio criou, e Tambores de Mambone, agrupamento que tocava músicas de raiz, em particular mandoa.

Madala tocou igualmente em vários eventos de diferentes instituições como, mais recentemente, as galas de beneficência da Televisão de Moçambique.
 


Um musico que conseguiu quebrar as barreiras étnicas, apesar de ser Ndau conseguiu ter aceitação em todo o pais. Madala foi e sempre será um grande musico, guardaremos para sempre as boas musicas que ele nos propocionou.
Madala perdeu a vida nos finais do ano passado (2013), no dia 19 de Dezembro, vítima de doença.

Siga o nosso blog e fique bem informado.
(Visited 85 times, 3 visits today)

Facebook Comments

1 Comment

  1. me lembra muito a infância este sr. principalmente a música Musi Wango, nunca me saiu da cabeça desde… RIP

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Dj Dilson chama Os do momento de ingratos, falsos, e lhes aconselha a crescer

Dj Dilson usou as redes sociais na manhã