Lição aos músicos e apresentadores moçambicanos: Saibam o que é um “Single”

Lição aos músicos e apresentadores moçambicanos: Saibam o que é um “Single”

- in Opinião
0

Por: José Carlos Maria Xpião

Tenho acompanhado nos programas televisivos, radiofônicos e não só muitos músicos promovendo discos com 5 faixas ou mais e tomam coragem para dizer “single” e isso tornou-se moda pelo menos até 2015, nos dias de hoje correm para EP.

Não trarei muitos aspectos que rodeiam a história do “single” mas o pano de fundo é trazer aspectos técnicos do tema supracitado para esclarecer dúvidas quanto ao número de faixas.

É uma expressão originária dos Estados Unidos para se referir a uma música que se pretende colocar a ribalta para promover um mini, max ou álbum mas é preciso ter em conta as várias dimensões, por isso se produz até 4 versões da mesma música para diferentes meios, por exemplo as versões que vão as rádios, TV’s e ao Dj serão diferentes pois assumimos que um Disc Jóquei precisa de músicas relactivamente velozes ou com arranjos que possam permitir misturas desejadas.

Um single não deve ter acima de 4 músicas e nem conteúdo demasiado diferente ou seja coloca-se a mesma canção num CD com tons diferentes, a intenção disso é fazer com que as pessoas conheçam o ”cartão de visita” daquilo que será o produto final (álbum) do músico, portanto é uma espécie de “promo” usa-se uma música ”confiada” do Artista o que nalgumas vezes fica um hit (canção que torna-se muito tocada) e motiva os empresários a apostar naquela faixa para promover seus produtos. Lembremos dos anos 2012-2013 a música “Txentxereré” de Kastelo Bravo, classifico como single mesmo que não tenha sido lançada como tal, mas foi notável que tinha pelo menos 3 versões, para o vídeo, rádio e Dj, a mesma virou hit pelo que passou para propaganda de uma marca.

Atenção há aspectos relevantes a considerar não são quaisqueres alterações na música que é single nada disso. Manos e manas, 5 músicas num Disco ou em formato digital não é single mais ainda com canções diferentes.

Dygo Boy, Emerson Miranda e Puto Aires vosso “Progecto” (Comboio dos Duros) ainda está on?

Precisa de esclarecimento:
FB: José Carlos Maria Xpião
Minha conta móvel/WhatsApp: 847632007
Meu Mkesh: 827632007

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Tima divulga nome e data de lançamento do novo single

Nesta quarta-feira (08), a cantora moçambicana Tima, autora do