IV seminário de jornalismo em Moçambique

IV seminário de jornalismo em Moçambique

- in Eventos, Notícias

A SóArte Media, em parceria com a IVERCA e como Camões – Centro Cultural Português em Maputo, realizam dias 22 e 23 de junho corrente, às 17h00, a quarta edição do Seminário de Jornalismo Cultural.

Devido ao Estado de Emergência que Moçambique observa em resultado da eclosão do Covid-19, o evento que será integralmente on-line, terá lugar nas plataformas digitais concretamente nas páginas oficiais do facebook:

Camões – Centro Cultural Português (https://www.facebook.com/camoesmaputo/)

Museu Mafalala (https://www.facebook.com/museumafalala/)

SóArte Media (www.facebook.com/SóArte/ )

A curadoria da presente edição do Seminário de Jornalismo Cultural está focada num debate sobre o tema dedicado à Comunicação e as Artes, tendo em conta os desafios impostos ao sector pelos tempos exigentes que atravessamos. Com dois painéis programados, o fórum vai discutir o jornalismo cultural face ao agendamento e aos novos formatos necessários.

No primeiro dia estará em debate o tema “JORNALISMO CULTURAL E A COVID19: Agendamento e o novo formato das abordagens”, e terá como oradores: Teresa Nicolau (Editora de Cultura na Rádio e Televisão de Portugal – RTP), Júlio Manjate (Presidente do Conselho de Administração da Sociedade do Notícias – Moçambique), Tânia Adam (Rádio África – Espanha), sob moderação de Sérgio Langa, docente da Escola Superior de Jornalismo.

O evento vai discutir igualmente, no segundo dia, os impactos económicos durante e depois da pandemia, mais precisamente no “Futuro dos Festivais”. Serão oradores neste painel: Quito Tembe (Diretor do KINANI – Plataforma de Dança Contemporânea/Moçambique), Adriana Barbosa (Diretora da Feira Preta – Brasil), Ivan Santos (Diretor do Plateau – Festival Internacional de Cinema – Cabo Verde), Jiggs Thorne (Diretor do Festival Bushfire – eSwatine). Este debate terá como orador Ivan Laranjeira (Diretor do Museu Mafalala e da Associação IVERCA).

Para além de criar um espaço de reflexão e partilha de ideias, o Seminário de Jornalismo Cultural promove anualmente ações de formação nas províncias de Sofala e Nampula, envolvendo profissionais e estudantes de comunicação e artes e um programa de estágios internacionais.

O IV Seminário de Jornalismo Cultural é organizado pela SóArte Media, em parceria com a Associação IVERCA e o Camões – Centro Cultural Português em Maputo. São ainda colaboradores desta IV edição aMukency Studio, a Revista Literatas, a Escola Superior de Jornalismo e a Agência Pixel.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *