Hélder Muteia tenta reanimar a Top Tv

Hélder Muteia tenta reanimar a Top Tv

- in Televisão
0

Por: Dossiers & Factos

Na semana passada reportámos problemas que reinam na TOP TV, uma emissora de televisão já com notável audiência no mercado da comunicação social nacional. Na referida reportagem intitulada TOP TV pode fechar, falámos das denúncias feitas pelos colaboradores daquela emissora, junto ao Dossiers & Factos, relacionadas com alegadas ilegalidades e falta de pagamento de salários.

Recorde-se que no referido artigo, com base no relato dos denunciantes, indicámos que os colaboradores estavam há sensivelmente nove meses sem salários, e o mais preocupante era que alguns deles estavam há pouco mais de um ano a trabalhar naquela emissora, sem contrato laboral firmado.

Segundo nos explicaram, os colaboradores nesta situação foram admitidos na condição de estagiários e durante este tempo todo apenas viram a quantia do subsídio uma única vez, numa data que já se apagou das suas memórias.

As fontes denunciaram ainda que na TOP TV não havia férias disciplinares para os colaboradores, e o mais agravante ainda era que quando “por milagre” o salário chegasse, sofriam descontos para a Segurança Social Obrigatória, mas estes valores nunca eram canalizados ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) ”, indicá- mos nessa edição.

Entretanto, ficámos a saber que no passado dia 22 de Abril, um dos accionistas, por sinal o principal, reuniu com parte dos colaboradores daquela instituição, com vista a se inteirar da sua situação.

Trata-se de Hélder Muteia, ex-ministro moçambicano do então Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, que actualmente exerce as funções de coordenador sub- -regional da FAO para a África Central.

Segundo as nossas fontes, Muteia, que esteve no país por alguns dias, depois de auscultar os colaboradores presentes no encontro, teria os tranquilizado, afirmando que estava em marcha um plano para alavancar a TOP TV, de modo a que volte a funcionar a todo vapor.

As nossas fontes afirmaram que Muteia garantiu que tinha em carteira uma série de projectos, que a breve trecho estarão prontos para a implementação, e que na devida altura irá entrar em contacto com os gestores da emissora, no país, para que sejam colocados em prática. Acrescentaram ainda que aquele responsável assumiu os problemas que a emissora enfrenta, manifestando a sua preocupação face aos mesmos.

Ficámos ainda a saber que no âmbito do mesmo encontro, um outro accionista, José Manuel Langa, teria prometido que até finais do presente mês seria pago, pelo menos, um salário em atraso e que esforços estão em curso, não só para este efeito, mas igualmente para que até Junho sejam liquidados todos os ordenados em dívida.

Recorde-se que as nossas fontes disseram ainda que a TOP TV tem igualmente dí- vidas relativas a salários e indemnizações para com muitos colaboradores que já deixaram a instituição.

Os colegas continuam à espera de serem pagos os seus salários e as respectivas indemnizações. A promessa era para Março último, mas até agora não houve nada nesse sentido, e eles vêm sempre exigir os seus direitos”, afirmaram as fontes conforme relatámos na nossa última edição.

Dossiers & Factos

(Visited 872 times, 4 visits today)

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Djiii, Vavá volta à Top TV com o programa “Clube de fãs”

Depois de uma pequena temporada na TV Sucesso,