Nona edição do FestCoros inicia com 30 grupos

Nona edição do FestCoros inicia com 30 grupos

- in Notícias, Televisão
0

A IX edição do FestCoros, o maior concurso de canto coral que o país tem, iniciou no domingo passado e termina em 10 de Junho próximo, e conta com a participação de 30 grupos, uns novos e outros que já tinham participado nas anteriores edições.

O grupo coral do Município de Maputo, vencedor da VII edição, na condição de convidado, subiu primeiro ao palco do Cinema Scala e, de seguida, os 30 grupos que concorrem ao prémio máximo de 250 mil meticais, apoio de gravação de um CD e um show gravado e exibido pela STV.

O segundo classificado irá ganhar 150 mil e o terceiro posicionado terá o prémio de 50 mil meticais. A grande novidade nesta edição, segundo a organização, é a introdução da rubrica prémio indumentária, para além da melhoria da premiação dos grupos vencedores.

“Estamos a introduzir outras variáveis do ponto de vista de premiação, estamos disponíveis a apoiar o grupo vencedor a gravar um CD. Introduzimos igualmente uma rubrica ao nível da indumentária, queremos estimular os grupos para que venham devidamente trajados. A tradição do coral ao nível mundial é de grupos bem trajados, por isso introduzimos esta variável que será premiada. Queremos melhorar cada vez mais este evento”, disse Jeremias Langa, COO do Grupo Soico.

O ministro da Cultura e Turismo, Silva Dunduro, foi uma das figuras presentes na tarde deste domingo a testemunhar o lançamento da IX edição do FestCoros, que, falando ao O País, primeiro elogiou a iniciativa e, depois, desafiou os organizadores do mesmo a levar as próximas edições para fora de Maputo.

“Como Governo gostaria que esta iniciativa do Grupo Soico fosse para mais cantos do nosso país, assim teríamos uma maior diversidade que faz de nós um mosaico cultural”, considerou o ministro da Cultura e Turismo.

O corpo de júris é composto por Arão Litsure, Hortêncio Langa, Isabel Mabote e Teresa Chiziane, esta última, júri da rubrica indumentária.

Tal como aconteceu nas anteriores edições, os telespectadores e o júri irão decidir a permanência de cada grupo coral participante no FestCoros, aqueles que tiverem menos pontuação serão eliminados. O sistema de votação consistirá em votação do público via SMS. Esta terá um peso de 30% nas primeiras seis galas e 50% nas restantes. Apreciação do júri, que atribuirá individualmente aos grupos uma nota que varia de 01 (um) a 10 (dez), terá também um peso de 70% nas primeiras seis galas e 50% nas restantes.

A primeira e segunda galas serão realizadas no Cinema Scala e as restantes no Auditório Municipal Carlos Tembe, no município da Matola.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Bang Entretenimento apresenta o grande show do ano: “Só Moçambique, so nós”

A Bang Entretenimento em parceria com a STV está preparar