A Dor De Ser Artista em Moçambique

A Dor De Ser Artista em Moçambique

- in Opinião
0

Por: Fogaz Boy

Um artista moçambicano é capaz de acordar cedo ou por outra é capaz de madrugar ir fazer biscatos para fazer música, que agrada a comunidade em geral, como todos nós sabemos música é vida, sem música não há festa.

A música sensibiliza mentes de muita gente, os gastos de um artista moçambicano variam, mas a instrumental está  por aí 700mt, 1000 ou 1500 dependendo do estúdio no mínimo, a captação está por aí 500mt 700 ou 1000 dependendo do estúdio no mínimo.

Publicar Música na internet está por aí 100mt, 150, 200mt dependendo do Blog. No entanto um artista moçambicano gasta mais de 3000mt numa só música. E nesses 3000mt não vai ganhar nem se quer um centavo.

O artista ainda tem mais títulos, e mais melodias na mente, mas não consegue avançar por não ter fundos suficientes.

Em Moçambique temos vários talentosos quase em todos aspectos, seja na musica, tecnologia, teatros, bandas, dublagens, tais como o Caracassa Guevara, que faz dublagens que agradam quase todo mundo, mas ainda não existe ninguém para o ajudar ou o patrocinar…Uff…Meu país!
Em outros países o Guevara já estaria no outro nível, exemplo do Buti Majulie que já é um Sucesso na África do Sul, só por simples palavra “Yena Ayakwini”.

Moçambique é um país com muitos canais de Tvs e Rádios gratuitos sem precisar de pagar para assistir, mas mesmo assim o novo talento não tem espaço. Aqui não dão valor aos novos talentos.

Sempre que há concursos ou eventos em Moçambique convidam as mesmas caras:

  • MMA(Mozambique Music Awards)  – Mesmas caras
  • Vibratoques – Mesmas Caras
  • Ngoma Moçambique – Mesmas Caras

Onde está o Lugar do novo artista (New Comer)? Será que ele não merece?

Quando um novo talento bate a porta na televisão, não abrem. Bate a porta na radio para tocar as Musicas dele/a e
não tocam. Bate a porta para participar de eventos ou organizações e não abrem. Pede participações com artistas antigos, e não aceitam. Ohh que pena do novo talento, as não te preocupes artista, tudo tem o seu tempo, mesmo eles não começaram em cima, e “tudo que voa vem pra baixo” disse Rosália Mboa.

Partilhe até Chegar No Ministério Da Cultura

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Betinho Cavalo lança o Ep “O outro lado”

O cantor e compositor moçambicano Betinho Cavalo lança hoje, domingo (24),