De Paulina Chiziane: “Niketche” inspira seriado de TV

De Paulina Chiziane: “Niketche” inspira seriado de TV

- in Geral, Televisão
0

“Niketche: A Rainha das Divas” é o título de um seriado para televisão adaptado do célebre livro da escritora moçambicana Paulina Chiziane. O seriado televisivo foi produzido pelo cineasta brasileiro Joel Zito Araújo.

Com um elenco de luxo composto pelas actrizes brasileiras Adriana Lessa, Sheron Menezes, Érica Januza, Roberta Valente, Juliana Alves, Cristina Lago e Léa Garcia, “Niketche: A Rainha das Divas” conta com a participação do actor angolano Ery Costa, um dos protagonistas da telenovela “Windeck”.

O roteiro do seriado foi escrito pela brasileira Luiza Botelho Almeida e pela norte-americana Shelley Meals e narra uma história que decorre no interior do Brasil, onde uma esposa moçambicana traída pelo seu marido se vinga de uma forma original, impondo as tradições da poligamia africana.

Inspirado na obra original, cujo título do romance é “Niketche – Uma História de Poligamia”, o seriado tem como personagem principal Rami, mulher casada, honesta e dedicada à família, que toma conhecimento da traição do seu marido, Tony.

Surpreendentemente, descobre que não se trata somente de uma amante, mas de várias, nomeadamente Julieta, Luísa, Saly e Mauá. Descobre também os dezassete filhos do marido. Então Rami decide conhecer cada uma delas.

Esta é a primeira vez que a obra de Paulina Chiziane é adaptada para a televisão, depois de ter sido transformada em peça teatral pelos grupos Mbeu e Luarte.

“Niketche” deu também origem ao primeiro musical moçambicano, criado pela Associação dos Atletas de Dança Desportiva (AADD).

O livro, lançado em 2003, não é um romance feminista, mas aborda questões ligadas à mulher. A obra inscreve-se numa linha de narrativa feminina africana de crítica à poligamia.

Paulina Chiziane, autora do romance, é para além de uma das vozes mais sonantes da literatura moçambicana uma figura carismática na transmissão de valores aos mais jovens.

Jornal Notícias

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Filósofo Valdo da Costa deixa admiradores atónitos

No evento realizado ontem, 25 de Maio, no