Biografia do rapper Kloro

Biografia do rapper Kloro

- in Biografias
0

Kloro é um rapper, humanista, director musical e artístico moçambicano com interesse na área de desenvolvimento cultural e humanização da sociedade, nascido aos 16 de Setembro de 1981, na cidade de Maputo.

Criado nas ruas do Bairro Central B, Kloro frequentou o ensino primário na Escola Primária 16 de Junho, frequentando a seguir a Escola Secundária da Maxaquene no ensino secundário. A partir da oitava classe frequenta o Colégio Kitabu, um novo mundo em relação às condições sociais da maioria dos seus colegas. No primeiro ano, sentiu algumas dificuldades de integração nas relações com os colegas, ritmo e exigência nos estudos. O Colégio Kitabu teve um impacto muito grande na formação do Kloro como homem. Ali formou-se o aspirante a psicólogo e o rapper eloquente.

Como membro integrante do grupo Trio Fam seguiram-se vários anos de sucesso e vários prémios ganhos com hits como “Au Sukeh”, “J’Yeah J’Yeah”, “Continência”, “Drama do Ex”, entre outros.

Seguindo o seu percurso académico, em 2001, Kloro é admitido na Universidade Eduardo Mondlane, no Curso de Psicologia. Mas no seu sangue circulava a vontade de criar música e, assim, seguiu esse sonho. Foram anos de muita luta contra discriminação social, sendo vítima do preconceito e marginalização da sociedade em relação a figura do músico.

Em 2013, Kloro cria a IBS em colaboração com vários artistas, destacando-se TEKNIK, UBAKKA, MAX, CHILA FILIPA, DJ CROSS FADER, MONEYCOMIO, MVLCOLM E TCHAKAZE. A IBS é uma plataforma criada pra promoção de novos talentos através de investigação, criação e desenvolvimento musical. Passaram-se dois anos de estudo em Music Business por investigação e através de experiências de pequena escala no mercado moçambicano.

Depois de fazer direcção artística de vários projectos de sucesso, finalmente, em 2016, Kloro lança seu primeiro projecto a solo, a mixtape intitulada XIGUMANDZENE. 16 de Setembro, seu 35º aniversário foi a data por si escolhida para o lançamento do projecto. Acompanhado pela Banda Granmah, o café e bar Gil Vicente foi pequeno para acolher o evento. Foi Um Sucesso!

2017 foi um grande ano para Kloro, particularmente por ter realizado “Xigumandzene Rooftop Show” sobre “umbrella” da plataforma “Cenas a Tarde Animam”, e em julho realizou-se o grande show “Vamos Encher o Franco”, tendo marcado uma viragem na sua carreira.

Ainda no mesmo ano, Kloro foi o único rapper que participou nos eventos mais expressivos de HipHop realizados na capital, destacando-se o Festival Amor a Camisola (com SkyZoo), Show de Abril (Sameblood), Festival Punhos no Ar, 10 Anos de Babalaze (Azagaia) e, por fim, o Young Nino Live (LayLizzy).

Actualmente, decorrem as vendas da Mixtape tanto em versão física como online, através da plataforma de venda Itunes. 2018 promete ser um ano de consolidação, onde se aguarda o lançamento do primeiro álbum oficial de originais do Rapper Kloro.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Glass Gamboa é um rapper de verdade e não é um “copy-past”

Por: João da Diamantina Antes de entrar para aquilo