Biografia de Stewart Sukuma

Biografia de Stewart Sukuma

- in Biografias

Luís Pereira, mais conhecido por Stewart Sukuma, é um cantor moçambicano nascido em 1963, em Cuamba, província do Niassa.

Considerado o mais internacional e um dos mais dinâmicos músicos da actualidade moçambicana é um símbolo da cultura de Moçambique e um digno representante da Marrabenta. 

Gravou discos com participações de músicos conceituados de todo o mundo e partilhou palco com grandes artistas internacionais. 

É também apresentador de programas de turismo, cultura e artes, e é activista social de causas humanitárias, tendo sido o primeiro Embaixador da Boa Vontade da UNICEF em Moçambique

Foi o primeiro moçambicano a entrar na Berklee College of Music, Boston, instituição de ensino superior de música, onde é membro do Comité Africano de Avaliação e Consultor do “African Scholars Program”. 

É um dos maiores vencedores do Ngoma Moçambique e do Mozambique Music Awards, e já ganhou vários prémios internacionais. Em 2016, recebeu a Condecoração com o Grau de Oficial da Ordem de Mérito do Infante D. Henrique, pelo PR de Portugal, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, e em 2018 a Medalha da LPE, pelo Governo da República Federativa do Brasil. 

Veja a seguir alguns trabalhos do artista.

 

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *