Biografia de K9

Biografia de K9

- in Biografias
1

Heber Daniel de Moura Bomba mais conhecido pelo seu nome artístico K9 (CANINE=CANINO, abreviação norte-americana vinda de polícia canina) é um rapper, cantor, compositor e director artístico, baptizado pelo seu considerado irmão mais velho Teknik.

K9 escreve poemas desde os seus 10 anos, sendo admirado sempre pelos professores que nunca acreditavam que seria da sua autoria. Desenvolveu seus dotes na Escola Nacional de Música e depois de suas condições financeiras complicarem com a separação dos seus pais, refugiou-se na Escola de Música da RM, dotado em piano e canto.

Depois de 4 anos de teclado e canto, em 2002 decidiu dedicar-se mais a voz como seu instrumento musical e abraçou o estilo HIP HOP, para evoluir a sua composição lírica com o seu primeiro grupo “LEGIÃO VERMELHA”, de seguida “ESQUADRÃO DE ELITE” (de vários rappers como os reconhecidos na história do Rap Moz: Rage, Azagaia & Scam). De seguida, pela afinidade uniu-se à “9mm” dirigido por Teknik.

Com o seu potencial tanto no UNDERGROUND como no COMERCIAL, em 2009 o Dj Dabo apostou e assinou contrato do seu projecto juntamente com Bilimbao e Fkay, a lenda DABO BOYS FAMILY.

Como o primeiro prémio foi da melhor música na Radio Cidade (de Maputo) em “Ninguém Me Abusa”, sendo considerado o melhor inspirador de refrões de HIPHOP.

Depois de um ano de muito trabalho, em 2010 apaixonou-se pelo talento escondido da rapper Rainha da Sucata e teve sua primeira experiência com êxito (como director artístico) e com as diferenças de cada membro conseguiu subir o pódio em recorde unico de prémios no MOZAMBIQUE MUSIC AWARDS (MMA) com 4 prémios (2012) suados pela produtora de videos FLASH STUDIOS e nomeado a solo tambem com seu primeiro vídeo dirigido pela CASE GRAPHICS.

A música “GAME” dos Dabo Boys (coro inspirador de K9), foi considerada a música principal para a GALA DOS ATLETAS 2011.  No mesmo ano K9 filiou-se com o rapper Danny Mazuze (que até actualmente tornou-se seu produtor executivo) e assinou com a produtora executiva HIT ZONE em 2012.

Na sua rota firme com a música “FACAS” abriu portas para activistas que acreditaram no seu potencial  intervencionista e humilde simultaneamente, que fez parte de duas campanhas de alta responsabilidade social como a MEPT (Movimento de Educação Para Todos), tendo gravado uma música e trabalhado em eventos do mesmo com o tema “Educação Para Todos” e uma universidade norte-americana Johns Hopkins University CCP e pela FDC, com apoio da USAID/PEPFAR e sob coordenação do CNCS que apoiou financeiramente num projecto social “ANDAR FORA É MANINGUE ARRISCADO” que teve a oportunidade de colaborar com artistas de renome e de outros ritmos como o Muzila, Nelto Miranda e Mr. Bow.

Actualmente o K9 tem-se firmado na HIT ZONE e para 2017 pretende abrir uma companhia artística designada “BLACK MULA” e estar no activo no seu áudio-visual artístico.

O K9 é caracterizado como polivalente pelas mensagens de intervenção social e também romanticas, inspiradas no quotidiano moçambicano e na sua vida.

(Visited 1.289 times, 1 visits today)

Facebook Comments

1 Comment

  1. A biografia não está má. Mas acredito que lendo como se faz biografia. Podem conseguir trazer aspectos importantes que caracterizam uma biografia. Eu chamaria isso de uma parte da biografia chamada: Marcos da carreira. Espero ter contribuido.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Beefs: K9 vs 16 Cenas: Saiba como tudo começou

Depois de muito tempo  sem beefs, o Hip-Hop