Biografia da Liloca

Biografia da Liloca

- in Biografias
0

Liloca de nome oficial Luísa Zélia Sebastiana da Graça Madade, é cantora moçambicana, nascida na Província de Tete, aos 29 de Abril de 1985 e vive na Província de Maputo.

Licenciada em Direito pelo ISCTEM – Instituto Superior de Ciências e Tecnologias de Moçambique. Neste momento não exerce a profissão da sua formação académica dada a grande paixão pela música. Seu maior desejo é formar-se em música para poder perceber melhor esta ciência como forma de conciliar a prática e a teoria.

Começou a sua carreira primeiro como bailarina, na escola primária SOS e mais tarde participou em vários grupos de dança. Fez dança tradicional moçambicana, afro e dança moderna.

Anos mais tarde, criou a sua própria academia de dança “Sweet Dance”, e em 2004
começou a trabalhar com o músico Mc Roger, como sua bailarina durante 2 anos.

Em 2006 começou com a sua carreira musical, tendo abraçado esta área por achar que podia dar mais conciliando as duas artes. Nesse mesmo ano, lançou a sua primeira música intitulada “Como Ela Dança” e foi um sucesso, o que motivou-a a continuar. De seguida lançou a música, “Muyive” que traduzido para português significa “Ladrão” que teve mais impacto do que a primeira. Daí em diante, a cantora nunca mais parou foi trabalhando arduamente até ao presente momento.

Liloca define-se como “artista do povo”. Quando entra em palco faz o público vibrar, suas  músicas são no geral muito agitadas.  Seu género musical é Afro, Marrabenta e Afro-House. Nas suas temáticas, a cantora abarca vários temas sociais mas sobretudo os que enaltecem a mulher. Liloca é uma defensora incansável da causa feminina.

O seu último álbum lançado em 2012 tem como título “Mulher Moçambicana”. Para além deste álbum, a cantora lançou em dois anos consecutivos (2015,2016) músicas que versam sobre a mulher, designadamente “Mulher Heroína” e “Mamã”, para além da música “Mulher Moçambicana” que foi a primeira que a cantora lançou em homenagem a esta importante figura.

Liloca continuou a trabalhar e com o sucesso das suas músicas, os prémios não tardaram a chegar.

Prémios

Em 2007 ganhou o prémio Revelação Feminino no NGOMA MOÇAMBIQUE, com a música “Muyive” e nesse mesmo ano lançou o seu primeiro álbum intitulado “Tic Tac é Meu Style”.

Em 2010 arrecadou o melhor Prémio do concurso “Dança dos Artistas”.

Em 2011 ganhou o prémio de Melhor Música Ligeira no Mozambique Music Awards com a Música “Ser Segunda”.

No ano de 2012 ganhou o MMA- Mozambique Music Awards, na categoria de “Melhor Música Dance” com a música “Tonight”.

Em 2014 ganhou mais um Prémio no MMA – Mozambique Music Awards com a música “Phandar” na categoria de “Melhor Música Dance” e ainda levou o prémio de Melhor Artista Feminino.

Em 2015 a música “My Number One” cantada por Mr. Bow e Liloca arrecadou o prémio de “Música Mais Popular” no Ngoma Moçambique.

Outras nomeações Importantes (Publicidade)

De 2013 a 2015 trabalhou com a Golo e fez várias campanhas para a Telefonia Móvel Mcel – Moçambique Celular

Nomeada Embaixadora da Marca Internacional Berly (incluindo publicidade) – 2016

2016 – Nomeada Embaixadora da Marca Super Bock Super Rock

Álbuns

2007 – Tic Tac é Meu Style

2010 – Magnífica

2012 – Mulher Moçambicana

Músicas de Sucesso

Das músicas que compõem os seus álbuns, a cantora conta com vários sucessos:

  • “Muyive”, “Como Ela Dança”, “Tic Tac”, (todas do primeiro Álbum);
  • “Ser Segunda”(do segundo álbum)
  • “Tá Doce”, “Mulher Moçambicana”, e “Mufana” (do terceiro álbum)

Outros sucessos que não fazem parte de nenhum álbum são:
“Phandar”, “Rurumela”, “Nkuvu”, “Quadradinho”, “Mutxado”, “Mabarakeni”, “Meu Marido” e “My Number One” ( ft Mr Bow ) e “Txova”.

Actuações/Festivais

A cantora Liloca tem tido inúmeras actuações nacionais, dentre espectáculos públicos e festas privadas. Já fez várias digressões pelo País e participou de vários festivais nacionais com destaque para:

Festival Marrabenta

Festival Azgo

Festival “Cabeça do Velho”

Festival Zalala

Festival da Mulher

Festival Super Bock Super Rock

Festival “ Bawito e a Pequenada”

Para além de actuações dentro do País, a cantora já teve várias actuações fora de Moçambique, concretamente na Nigéria, Ilhas Seychelles (Carnaval), África do Sul, Portugal (Lisboa) e Alemanha  (Berlim).

Colaborações

Já colaborou com alguns artistas como Mr. Bow, Dj Ardiles, Mr. Kuka, Sweet Boys, Zav, Dj Damost, Dice, Slowly, Nstar e outros.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Biografia do V Black

O cantor moçambicano Vasco Victor Sumbuleiro mais conhecido