As dicas de Edigio Vaz à Ministra da Cultura e Turismo

As dicas de Edigio Vaz à Ministra da Cultura e Turismo

- in Notícias, Opinião

ELDELVINA “KIKA” MATERULA, Não me conheces. Mas sendo ministra-designada da Cultura e Turismo, já te conheço. Pela idade (37) dá-me o conforto de dirigir-te com alguma intimidade. Eu tenho 41. Portanto, sou teu mano, africanamente falando.

“Ouve-lá”, estrou extremamente feliz pela tua nomeação. Julgo – e por isso desejo-te sucesso – a escolha certa do Presidente Filipe Nyusi para o posto que vais dirigir.

Tenho comigo duas recomendações para ti.

Redução de Preço Box+Kit

Primeira, não deixe de exercitar a tua profissão. E não deixe de ensaiar e ensinar. Os teus antecessores alegavam falta de tempo. Procure encontrar sempre o tempo para exercer a profissão. Seria bom ver-te num concerto enquanto ainda ministra. Será diferente. E vais sentir a diferença e o carinho do público. ÉS INTELECTUAL. Outros intelectuais, quando nomeados à cargos de Ministro deixam de ser intelectuais. Em vez de comprarem livros, fazem coleção de whisky; já não compram CD e nem exercitam a escrita. Não dsicutem ideias. Nem mantêm as colunas nos jornais. Desabituam, desaprendem, caem na letargia. Pelo contrário, abraçam novos vícios: FOFOCA, superstição, alcoolismo fino e whatsapp. No teu gabinete de trabalho vais encontrar uma geleira. Manda retirar. A maioria dos teus colegas gosta de comer castanha. Evite. Pelo contrário, prefira passas secas, chás e água. A castanha bloqueia a mente! Não é típico de um intelectual comer castanha no gabinete de trabalho. Boçais sim, não tem problema.

Segunda, leve contigo a tua bolsa e nunca a deixe com ADC. Se não precisar, deixa-a no carro. Queria neste ponto falar de coisas muito sensíveis mas limito-me a dizer que as ADC de outras dirigentes passam por situações embaraçosas. Elas carregam, pegam e trocam aquilo que as mulheres evitam expôr em público.

O resto, vais perceber sozinha. Ah, ia-me esquecendo: promova e mantenha a política de portas abertas. Bem-haja Kika Materula

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *