As 10 figuras mais influentes da música jovem em Moçambique

As 10 figuras mais influentes da música jovem em Moçambique

- in Top
1

A música é considerada por alguns autores como o expoente máximo de uma cultura, é exactamente por isso que ao escutar uma música facilmente conseguimos identificar de que país é o artista, por causa de alguns traços como estilo musical e a língua.

A música está presente na nossa vida em todo canto e em todo momento, quer seja na alegria, tristeza, reflexão, ou qualquer outra coisa que estejamos a sentir ou fazer, ela está sempre presente. Existe música para cada gosto e para cada faixa etária, deste a infantil, juvenil e adulta.

Em Moçambique consome-se mais a música jovem, esta é mais popular, mais tocada e a que mais passa na televisão. Por conta disso o site Moz Entretenimento decidiu fazer uma lista das 10 figuras mais influentes nessa categoria, veja a seguir.

Bang

Não se pode falar da música jovem em Moçambique sem mencionar esse grande senhor, Bang, que outrora foi músico e depois passou no agenciamento de artistas e promoção de eventos, e através da sua empresa denominada “Bang Entretenimento” conseguiu lançar vários artistas que hoje são de renome (nem é preciso cita-los porque você conhece) e devolveu o gosto pela música moçambicana que o povo já estava perder aos poucos.

Faizal Antonio

Este pode ser considerado o pai da cultura moçambicana na actualidade, Faizal António tem contribuído bastante para o desenvolvimento da nossa  música através do seu apoio aos artistas e dos grandes eventos que acontecem na pérola do indico, para além disso o empresário é “boss” da Gloom Channel, um canal que vem se destacando nos últimos tempos na divulgação da música moçambicana.

Julinho (Big Brother)

Julio Pedro Sitoe ou simplesmente Julinho é um grande empresário do entretenimento, talvez voce não o conheça, mas tenho a certeza de que já ouviu falar do Big Brother Entertainment e já foi num evento organizado por esta empresa. O Big Brother é responsável pelos melhores eventos que acontecem em Moçambique, por isso boa parte dos artistas nacionais que subiram e sobem em grandes palcos é graças ao “Cota Julinho”.

Lizha James

Lizha James é uma das poucas artistas moçambicanas que não precisa lançar trabalhos e nem estar na mídia toda hora para que seja notada, a cantora possui uma boa reputação e é muito respeitada a nível nacional assim como internacional. Lizha possui uma grande legião de fãs e é uma das artistas com mais nomeações em awards internacionais.

Emerson Miranda

Emerson Miranda

Emerson Miranda é um apresentador que nos últimos tempos vem conquistando um lugar especial no coração dos telespectadores, o seu programa actualmente é considerado por muitos como sendo o melhor na categoria de entretenimento graças as rubricas interessantes e a forma como Big Boss “conduz” os mesmos. Para além da divulgação da música moçambicana o “Big Box Show” possui uma rubrica de analise da mesma com o irreverente Ildo Ferreira e Altino Mandlhaze. Importa referir que grande parte dos eventos de música que acontecem no país são apresentados pelo Emerson Miranda.

Azagaia

Azagaia é considerado por muitos o rapper mais influente do país, porque este consegue provar com a sua música que o hip-hop é capaz de modelar a consciência de quem ouve e fazer alguma mudança na sociedade por causa do seu estilo característico que é de intervenção social.

Fred Jossias

Fred Jossias destaca-se por causa dos beefs que mancharam e ajudaram os artistas moçambicanos a manter uma boa imagem, mas sem sombra de dúvida o seu grande mérito foi ter impulsionado o consumo da música moçambicana ao implementar o “sistema” de passar somente música moçambicana no “Atracções”, medida que actualmente é aderida por muitos programas de entretenimento no país.

Neyma

A sua voz, beleza, o seu carisma são os aspectos que encantam qualquer um e não é só cá em Moçambique. Neyma é uma das artistas mais respeitadas do país, a cantora busca incorporar as nossas “raízes” na sua música e não é a toa que é chamada de “diva da marrabenta” e nos últimos tempos conseguiu conquistar a camada infantil depois de lançar uma música dedicada às crianças.

Duas Caras

 

Voltamos ao mundo do hip-hop para mencionar Kara Boss que é um dos rappers mais aclamados do país, e que consegue agradar os amantes de hip-hp undergraund assim como o comercial, coisa que muitos tentam e não conseguem. Actualmente o rapper também é “adorado” por ser o “pai” das batalhas no país graças a sua liga denominada “Rapodromo”.

Gabriel Júnior

Gabriel Júnior arrasta multidões de todas faixas etárias com o seu programa “Moçambique em concerto” que é líder em audiência, não é a toa que muitos artistas optam por ir estrear os seus trabalhos ali. Além disso, o apresentador costuma realizar uma série de concertos pelas províncias que são bastante aderidos, fazendo os artistas a actuarem em grandes palcos e entretendo desta forma o povo local.

Esta é a lista das figuras mais influentes da música jovem moçambicana elaborada pela equipe do Moz Entretenimento, o maior site de entretenimento do país. Faça a sua lista nos comentários.

Facebook Comments

1 Comment

  1. Embora não vejo o critério usado pra essa classificação posso dizer que da pra ser! Porque parece vdd

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Vem aí a segunda série da Temporada de Música Clássica em Maputo

Depois do grande sucesso da 1ª série de