Artistas moçambicanos que ainda não fizeram live

Artistas moçambicanos que ainda não fizeram live

- in Curiosidades, Eventos, Top

Artistas que ainda não fizeram live a nível de eventos culturais

A chegada da pandemia do Corona Vírus obrigou com que os fazedores da arte e cultura cancelassem toda a agenda ou metas de apresentações ao público em meio ao cumprimento da medida de cancelamento de eventos que envolvem aglomerados.

Tudo foi cancelado para que ficássemos em casa, neste contexto, os fazedores da arte e cultura foram desafiados a uma reinvenção, que possibilitasse a continuidade da arte, mesmo que distante do público. A opção foi uma e universal ou global, recorrer a transmissões em directo através das redes sociais, destaque a Facebook e Instagram.

Jazz P, Tegui, Hernâni da Silva, Tchakaze, Stewart Sukuma, Assa Matusse, Deltino Guerreiro, Júlia Duarte, Duas Caras, Xixel Langa, Mário Mabjaia, Txopito, Miguel Xabindza, são nomes que já tiveram a primeira experiência e alguns tornou-se rotina, mas neste contexto, ainda não são todos que entraram na onda, há aqui destaque a certas figuras colossais ou ditos tubarões do “Oceano Cultural” em Moçambique, que ainda “preferem” seguir as recomendações das unidades sanitárias e ficar em “blackout” (apagão).

Mais que uma simples lista, serve de uma bússola dos artistas que os centros ou projectos culturais resultantes da actual situação, Standard Bank Moçambique, Rádio Moçambique e o Ministério da Cultura e Turismo-que se posiciona através do “Arte no Quintal“, não podem esquecer ou deixar de lado neste que é o suporte aos artistas, seja através de conversas/debates ou actuações.

Lucrécia Paco (actriz)

Mia Couto (escritor)

José Mucavele (músico)

Sistah Afrika (rapper)

Abdul Satar (actor)

Ivete Mafundza (rapper)

Antônio Marcos (músico)

Mingas (cantora)

Azagaia(Rapper)

Tomás Bié (actor)

Laquino Fonseca (actor)

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *