Angola e Moçambique: Dois países, uma história!

Angola e Moçambique: Dois países, uma história!

- in Geral, Televisão
0

Por: Big Brother Angola e Moçambique

Existem precisamente 2.793 quilómetros de distância que separam Angola de Moçambique, porém estes dois países são irmãos de cor, de língua, de religião e carregam as mesmas marcas do passado. Ambos foram colonos de Portugal e hoje, em irmandade, saboreiam a doçura da liberdade.

Na Casa do Big Brother a união foi notável, desde as amizades criadas logo no início da temporada, os romances, a troca de experiências, de histórias cheias de emoções e dores, e da expectativa do futuro.

A música foi a bandeira mais hasteada de união entre os Brothers. Durante nove semanas, cantaram e dançaram os seus ritmos num ambiente de harmonia e partilha. Vezes sem conta, fizeram “freestyles”, onde cada um exibiu a sua autenticidade.

Na Dança, quem não se lembra dos passos de Quadradinho e Pengua que foram o auge desta temporada? Pois é, esses momentos também fizeram parte do Xtremo! Afinal, todos mostraram interesse e aprenderam.

A verdade é que a relação foi matrimonial, na alegria e na tristeza. Quando Angola assinalou os 14 anos de Paz e Reconciliação, a 04 de Abril, na Casa a alegria foi contagiante e todos, sem excepção, vestiram-se de branco e, ao som do batuque, celebraram a festa.

Como também não seria diferente, três dias depois, a 07 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana, todas as moças da Casa Xtrema experimentaram o vestuário moçambicano, africano, a capulana, tal como se faz nas cerimónias tradicionais.

Igualmente, partilharam-se lágrimas quando os outros Brothers foram Expulsos da Casa. A ligação era enorme, tanto que se esqueceram do verdadeiro sentido do Jogo e “mergulharam” de corpo e alma nos sentimentos. Grosso modo, não souberam ignorar o afecto!

Partilharam costumes tradicionais relacionados com os ritos matrimoniais, designados Lobolo e Alambamento, em Moçambique e Angola, respectivamente. O angelical aqui é que se provou que só há diferença nos termos, mas no fim a cerimónia é a mesma do “Xtremo à Xtremidade”.

Todavia, os momentos partilhados na Casa, as relações amorosas que prometem um futuro brilhante, as amizades que se julgam eternas, fazem-nos crer e com todas as letras dizer que Angola e Moçambique são dois países, mas com a mesma história.

Enfim, são momentos que nos povoam a mente e que jamais serão esquecidos. E agora o que dizer da seguinte frase: Angola e Moçambique – Amizade ou rivalidade?

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

“Gigolô”: Nova música da Neyma ao lado da rapper nigeriana Eva Alordiah

Neyma está a ficar cada vez mais internacional!